NOTA DE SOLIDARIEDADE DA FETEERJ E SINPROS AO DEPUTADO GLAUBER BRAGA

set 16, 2024

O deputado federal Glauber Braga está sofrendo, injustamente, processo na Câmara dos Deputados, que pode vir a cassá-lo (foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Glauber Braga do Psol do Rio de Janeiro está sendo perseguido, política e administrativamente, na Câmara dos Deputados, em Brasília: na semana passada, a Comissão de Ética da Câmara aprovou a abertura de um processo que poderá vir a cassar o mandato dele.

Glauber, que se encontra no seu quinto mandato de deputado federal, está sendo, injustamente, acusado de quebra de decoro parlamentar por ter empurrado e expulsado da Câmara um militante da extrema direita. Na ocasião, essa pessoa insultou a mãe do parlamentar; além disso, é público e notório que o extremista vem agindo como um “hater” contra o deputado, tendo o provocado antes mesmo do incidente, não só nas redes sociais, como também presencialmente, nos eventos aos quais Glauber comparece em seu Estado.

O deputado nunca contou com o apoio institucional da Mesa da Câmara dos Deputados, que não só fecha os olhos às provocações diárias a Glauber, inclusive dentro do plenário do Congresso, como também está por trás dessa perseguição.

O processo de cassação contra Glauber tem que ser visto como uma perseguição grave contra um parlamentar defensor dos direitos dos trabalhadores, dos direitos sociais e que sempre agiu contra o retrocesso civilizacional que a extrema direita insiste em aplicar no País, agora, via Câmara dos Deputados.

Além disso, o ataque a ele também tem que ser visto pelos seus colegas parlamentares, até mesmo por aqueles que não estão no mesmo campo político dele, como uma brecha para cassar o direito de o parlamentar defender seus pontos de vista, mesmo que sejam contrários ao pensamento por hora hegemônico na direção daquela casa.

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores (Sinpros) repudiam o processo da Comissão de Ética contra Glauber e conclamam a todos os professores e professoras, a toda a sociedade a apoiar o parlamentar nessa luta contra o fascismo.

Glauber não será cassado: Glauber fica!