SINPRO-RIO ASSINA A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

ago 18, 2023

Sinpro-Rio assina Convenção Coletiva de Trabalho para os professores(as) da Educação Básica, garantindo reajuste salarial de 5,5% e abono de 13% (foto: Creative Communs)

O Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio), entidade filiada à Feteerj, assinou junto com o Sinepe-Rio (sindicato patronal) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023/2024 para a Educação Básica. A CCT já está valendo e tem que ser cumprida por todas as escolas.

A CCT foi assinada dia 08 de agosto, com reajuste de 5,5% a partir de abril, aplicado no salário do mês de agosto; inclusive, neste, devem ser pagos os retroativos de abril, maio, junho e julho – todas as cláusulas sociais da atual CCT foram mantidas.

Além disso, depois de muita negociação, o patronato reconheceu que o abono de 13% deve incidir sobre o salário do professor acrescido do 1/6 do RSR (repouso semanal remunerado), que deve ser pago em três parcelas, da seguinte forma: 5% em agosto, 5% setembro e 3% outubro.

O Sinpro-Rio informa, também, que está realizando com o Sinepe Rio um ciclo de reuniões paritárias neste mês de agosto, para discutir temas importantes da categoria, tais como: unificação do recesso de julho, com uma semana concomitante durante o recesso de 14 dias; aumento em dias de licença para gala, luto e paternidade; remuneração da hora-atividade; aumento do tempo de estabilidade para 30 dias após o término da licença maternidade.

A Feteerj e os demais Sinpros parabenizam o Sinpro-Rio pela finalização da campanha salarial 2023 para os professores e professoras que trabalham na educação básica. Como diz o mote de nossa campanha: é na luta que a gente se encontra e conquista!

Leia o boletim informativo do Sinpro-Rio sobre a CCT.