SINPRO RIO: ASSEMBLEIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR APROVA REAJUSTE SALARIAL

out 23, 2023

Os professores e professoras da Educação Superior das instituições privadas de ensino do município do Rio de Janeiro, reunidos em assembleia dia 21 de outubro, convocada pelo Sinpro-Rio, entidade filiada à Feteerj, decidiram aprovar, por unanimidade, o pagamento do INPC de 4,36% em outubro e o pagamento, em formato de abono, em uma só parcela, do retroativo de abril para cá.

Como consequência da luta, a categoria, junto ao Sindicato, conseguiu a vitória da garantia de manutenção da integralidade da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A intenção do patronato era a de retirar os direitos e conquistas contidos na CCT, tais como: transformar nosso Triênio em Quinquênio, abolir o adicional pelo Aperfeiçoamento Acadêmico e rebaixar o pagamento do horário noturno. A categoria, no entanto, reagiu e chegou a entrar em estado de greve. Por isso mesmo, na assembleia de 21/10, a categoria definiu a necessidade de intensificar a mobilização das próximas Campanhas Salariais, para o enfrentamento das questões colocadas pelos donos das instituições privadas de ensino superior, quase sempre contrárias às reivindicações dos trabalhadores(as).

O patronato, inclusive, apresentou, dentro de sua proposta, a criação de uma mesa paritária exclusiva para debater as questões do Triênio, Aperfeiçoamento Acadêmico e a Equalização do Horário Noturno. O Sinpro-Rio, por sua vez, não abre mão dos direitos e conquistas da categoria e quer direcionar o debate, nesta mesa paritária, para a volta da hora-aula integral, o pagamento das aulas de EAD com valor igual à aula presencial e o Plano de Carreira.

A grande vitória do momento, além do respeito ao proposto no aumento salarial estabelecido no INPC, foi ter mantido, em sua integralidade, a CCT.

Mais informações no site do Sinpro-Rio – clique aqui para acessar o site.