FETEERJ E SINPROS REALIZARAM REUNIÃO NESTE SÁBADO (06) PARA DISCUTIR A CAMPANHA SALARIAL

maio 6, 2023

Direção colegiada da Feteerj se reuniu neste sábado, dia 6 de maio, de modo on-line, para discutir a campanha salarial 2023 dos professores e professoras

A direção da Feteerj e os Sindicatos dos Professores (Sinpros) se reuniram neste sábado (6), para discutir a campanha salarial 2023 dos professores e professoras que trabalham nas instituições privadas de ensino, visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da educação básica com o Sinepe-RJ, sindicato patronal, que representa os colégios e creches em grande parte do estado do Rio; a renovação da CCT da educação básica do Norte e Noroeste Fluminense (Campos), discutida com o Sinepe Norte e Noroeste Fluminense; as renovações dos acordos coletivos de trabalho (ACT) dos professores do Sesi e Estácio; e a renovação das convenções com os demais Sinepes.

Na reunião, foi informado que haverá uma rodada de negociação com o Sinepe-RJ, no dia 16 de maio, quando serão encaminhadas as seguintes reivindicações principais da Feteerj:

1) Recuperação integral das perdas salariais do período;

2) Ganho real do salário;

3) Manutenção das cláusulas sociais.

Já a negociação com o Sinepe Norte e Noroeste Fluminense terá a segunda reunião dia 17 de maio; o Sinpro Niterói está em negociação com o Sinepe São Gonçalo e o Sinpro-Rio realizou, neste sábado, assembleia, visando a negociação com o Sinepe Rio.

Em relação à Estácio, até o momento, a empresa não respondeu ao ofício da Feteerj, pedindo a reunião para negociar o acordo; devido à perda inflacionária de 2019 a 2022, não reposta em boa parte pela Estácio, a Feteerj e os Sindicatos dos Professores irão se mobilizar para que o ACT cubra essas perdas, que ultrapassam 13%.

Quanto à negociação com a SESI, os Sindicatos dos Professores estão realizando assembleias em suas bases para aprovar a proposta de renovação do ACT, com a reposição integral das perdas inflacionárias dos professores da instituição (INPC de 5,47%).

Foi discutido o tema da violência nas escolas – será realizada uma plenária específica sobre o tema e a Feteerj deverá realizar uma live.

Também foi informada a atuação da Feteerj junto ao Fórum Estadual de Educação. Um dos temas que vem sendo discutido pelo Fórum é o assédio da Presidência da Comissão de Educação da Alerj a professores, por sua ideologia ou atuação política, em uma atitude inconstitucional e contrária ao real propósito de uma comissão parlamentar. A Feteerj e os Sinpros fizeram nota de solidariedade ao diretor do Colégio Estadual Infante Dom Henrique, professor José Carlos Madureira, que está sendo atacado pela comissão – a nota, explicando a situação do professor, pode ser lida aqui.

A campanha salarial tem o slogan é na luta que a gente se encontra e conquista leia o boletim interativo da campanha.