FETEERJ E SINDICATOS DOS PROFESSORES SE SOLIDARIZAM COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS MADUREIRA DO CE INFANTE DOM HENRIQUE

abr 21, 2023

 

O deputado Alan Lopes (PL) é o atual presidente da Comissão de Educação da Alerj e vem perseguindo professores (foto da Alerj: Halley Pacheco de Oliveira/creative commons)

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados (Sinpros) à federação se solidarizam com o diretor do Colégio Estadual Infante dom Henrique (CEIDH), em Copacabana, professor José Carlos Madureira, contra a perseguição política e administrativa que ele vem sofrendo da parte do deputado e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Alan Lopes (PL).

O parlamentar denunciou o professor Madureira à Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) pelo uso do espaço do CEIDH para a realização de uma cerimônia do Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), no dia 20 de março passado.

Detalhe importante: o próprio deputado participou da cerimônia e até discursou no evento. Segundo nota do FEERJ, a cerimônia de 20/03 teve a participação de “representações governamentais e da sociedade civil. Como parte desse conjunto de representações, a Comissão de Educação da Alerj se fez representar por seu presidente, o Deputado Alan Lopes, que participou de todos os momentos previstos, inclusive compondo a mesa de autoridades e realizando seu pronunciamento”.

A denúncia é tão estapafúrdia que toma ares kafkianos! Ainda segundo a nota do Fórum: “Para a melhor compreensão da indignação do FEERJ em relação à denúncia infundada do Deputado Alan Lopes, destaca-se que em nenhum momento do evento, o Deputado manifestou discordância sobre a organização e materialização da cerimônia, que fez parte do conjunto de atividades pedagógicas do Curso Técnico de Hospedagem, ofertado pelo Colégio há mais de uma década”.

Ou seja, no entendimento da Feteerj e dos Sinpros, essa denúncia só pode ser compreendida no universo da perseguição política e administrativa perpetrada por aquele deputado ao professor e diretor do CEIDH, que apenas quer fazer seu trabalho.

Não é a primeira vez que o deputado afronta a democracia e as relações republicanas que o seu cargo exige: em nota divulgada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), em apoio a Madureira, há o registro de que: “Na semana passada, publicamos uma nota de repúdio contra Alan Lopes pelos ataques desferidos contra a professora Daniela Abreu, da Escola Estadual Professor Alfredo Balthazar da Silveira, em Magé. O deputado veiculou em suas redes sociais vídeo na porta da unidade acusando de maneira injustificada a profissional de ‘doutrinação e coação ideológica’, além de pedir abertura de sindicância contra ela na SEEDUC”.

Trata-se, portanto, de ações que buscam reverberar em nosso estado o antidemocrático e inconstitucional projeto “escola sem partido”.

A Feteerj e os Sinpros não aceitam essa atitude do deputado, que vai de encontro ao que a Constituição Federal e a legislação estadual garantem, em relação às liberdades de expressão, liberdade de cátedra nas instituições educacionais e livre atuação política do cidadão – lembramos que a própria Alerj aprovou a lei nº 9.277/2021, mais conhecida como a Lei da Escola sem Mordaça.

Todo apoio ao professor Madureira, aos demais integrantes da direção e da comunidade escolar do CEIDH.

Direção da Feteerj

Leia aqui a nota do Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro