Nessa quinta (19) tem ato em defesa da UERJ

jan 17, 2017

Nessa quinta-feira, dia 19/01, às 15h, a UERJ será abraçada pela comunidade acadêmica e cidadãos preocupados com o abandono em que a universidade se encontra pelo governo do estado. A concentração será em frente à Editora, na entrada principal do Campus Maracanã.

O ato foi idealizado, inicialmente, por professores da UFRJ, apoiado por outras importantes parceiras como a FIOCRUZ e agora foi acolhido por toda a comunidade interna.

Os organizadores pedem que os participante venham de azul, que é a cor da UERJ!

Por conta da grave crise da instituição, o início do ano letivo foi transferido dessa semana para o dia 23/01. Os salários dos servidores estão atrasados (não foram pagos dezembro e o 13º e o salário de novembro só terminou de ser pago ontem), os aportes do governo não estão sendo realizados, com isso todos os serviços de manutenção estão paralisados, e as bolsas dos professores e alunos também não estão sendo pagas.

A UERJ exige:

– Recomposição orçamentária já!

– Pagamentos de bolsas e salários já!

– UERJ pública, gratuita e de qualidade hoje e sempre!

E não deixe de assinar a petição eletrônica em defesa da UERJ.

Um apoio importante foi dado pela Associação Nacional de História-RJ (ANPUH-RJ), que divulgou uma nota e participará do ato do dia 19 – eis a nota:

“A Direção da ANPUH-RJ manifesta a sua profunda preocupação com a situação de penúria e falta de perspectivas em que se encontra a nossa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abandonada que foi pelos últimos governos do Estado.

“Exigimos que o governo estadual envide esforços para superar essa profunda crise na universidade e que a solução passe necessariamente pela sua manutenção como instituição pública e gratuita.

“Conclamamos ainda a todos os cidadãos desse Estado a se mobilizar politicamente para salvar essa importante instituição pública de nosso Estado do Rio de Janeiro.

“Diretoria da Anpuh-Rio.”