Negociação com o Sinepe fecha acordo de 5% de reajuste para os professores de ensino básico

set 13, 2017

 

Nessa quarta (13/09), na parte da tarde, ocorreu a segunda reunião entre os representantes de Sindicatos de Professores da rede privada do Rio, da Feteerj e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Sinepe), que são os representantes dos donos de escolas particulares, para negociar a Convenção Coletiva de Trabalho para o período de 2017/2019 (em alguns casos, 2017/2018). A reunião ocorreu na sede do Sinepe, em Niterói.

Os representantes dos professores e da Feteerj conseguiram fechar o acordo com o Sinepe de 5% de reajuste salarial para os professores do ensino básico que recebem o piso salarial de seus municípios, retroativo a maio de 2017.
Para os demais professores, o índice de reajuste foi de 4,7% retroativo a maio e mais 0,3% a partir de outubro, completando os 5%.

Todas as cláusulas qualitativas do acordo anterior foram mantidas.

Os representantes dos Sindicatos consideraram a negociação de hoje vitoriosa, já que a reivindicação original era exatamente um reajuste salarial de 5% (4% INPC mais 1% de ganho real), mais a manutenção das cláusulas qualitativas.
A reunião teve a representação da Feteerj, Sinpro Niterói e Região, Sinpro-Rio, Sinpro Petrópolis e Região, Sinpro Friburgo e Sinpro Macaé.

As propostas dos professores foram discutidas em assembleias de base e também na reunião da diretoria colegiada da Feteerj.