FETEERJ SE REUNIU NESTE SÁBADO (03/06) PARA DISCUTIR A CAMPANHA SALARIAL 2023

jun 3, 2023

Reunião on-line da Feteerj, dia 03/06, discutiu a campanha salarial 2023

Neste sábado, dia 03/06, a direção da Feteerj se reuniu em modo on-line para discutir a campanha salarial 2023, que vem sendo realizada pela Federação e Sindicatos dos Professores (Sinpro). Na reunião, foram discutidos os seguintes pontos:

Negociação com o Sinepe-RJ: na próxima terça-feira, dia 06, haverá uma nova reunião com o Sinepe-RJ (sindicato patronal), visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos professores e professoras da Educação Básica, em todo o estado. A reunião será na sede da Feteerj, na capital fluminense, às 14h30. A proposta da Feteerj é o reajuste salarial de 7% (perdas salariais da data-base). Nesta próxima reunião, teremos o apoio do advogado Marcio Cordero.

Educação Infantil: a Federação irá discutir uma campanha de valorização da educação infantil e ensino fundamental 1, com ênfase na equiparação salarial daqueles segmentos com os demais.

Sinepe São Gonçalo: o Sinpro Niterói informou que foi fechado esta semana a CCT, com 6% de reajuste linear em cima do piso e a manutenção das cláusulas sociais.

Universidade Estácio: a Federação já oficiou esta Instituição de Ensino Superior (IES) sobre o início da negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. Mas a instituição não respondeu. Como a nossa data-base é em abril, a Feteerj decidiu que irá insistir esta semana no contato oficial e, se a instituição não responder, a Feteerj vai buscar outros meios para obrigar aquela IES a se pronunciar. A feteerj também reafirma a unidade dos Sindicatos dos Professores na negociação com esta IES, visando o fechamento de um acordo unitário e coeso. Lembramos que a renovação da ACT com a Estácio é fundamental para a categoria, que tem 40% das matrículas presenciais e 50% das matrículas da Educação à Distância no estado.

SESI: fechado o ACT e o SESI já enviou a minuta do acordo – todos os sindicatos já realizaram assembleias com os professores de sua base e, agora, irão responder sobre a minuta.

Audiência na Alerj: o coordenador da Feteerj, professor Antonio Rodrigues, vai representar a federação na Audiência Pública na Alerj, dia 6 de junho, que discutirá a regulamentação da Educação Superior – leia mais sobre esta audiência. Foi deliberado, também, que os diretores responsáveis pela Secretaria de Assuntos Educacionais e Culturais, professores Agnaldo Cruz Santos (Sinpro Niterói) e professora Marina Job Vasques de F. Espirito Santo (Sinpro-Rio) representarão a Feteerj na próxima Audiência sobre Educação que será realizada pelo mandato do deputado Carlos Minc, na Alerj.

Conselho Estadual de Educação: o professor Robson Terra, representante da Federação no CEE, deu informes sobre as discussões naquele órgão.

CUT: a Feteerj vai chamar uma assembleia para tirar a delegação para o próximo Congresso da CUT-RJ.