FETEERJ REPUDIA VÍDEO DO SINEPE RIO

jul 28, 2020

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Feteerj) e os Sindicatos dos Professores (Sinpros) filiados à federação repudiam e lamentam a feitura e divulgação de um vídeo institucional feito pelo Sindicato patronal da Educação Básica no município do Rio de Janeiro (Sinepe Rio), cujo conteúdo defende o retorno imediato das atividades presenciais nas instituições particulares de ensino da capital do estado.

No texto veiculado, o Sinepe Rio chega a duvidar da ciência e de estudos científicos no combate à pandemia do covid, refletindo uma política anticientífica e negacionista, infelizmente comum a alguns setores sociais e políticos de nosso país.

Chega a ser patético e assustador que tal discurso seja usado por representantes de donos de estabelecimentos de ensino. Trata-se de uma contradição, pois educadores ou os que os representam não deveriam replicar tais discursos.

O texto do Sinepe Rio, além de causar perplexidade, é ilegal, pois vai de encontro à política pública de combate ao vírus em nosso país – política esta defendida inclusive pelo Supremo Tribunal Federal.

O vídeo do Sinepe Rio demonstra uma total falta de consideração com a vida da comunidade escolar, na qual se incluem pais, responsáveis, estudantes, professores e funcionários técnico administrativos; falta de consideração, não é exagero dizer, também com as milhares de mortes provocadas, até agora, pela pandemia no município do Rio de Janeiro.

Por isso mesmo, fica mais que evidente a importância da resistência dos professores no município do Rio de Janeiro, liderados pelo Sinpro-Rio, entidade filiada à Feteerj, ao retorno às atividades presenciais no início de agosto, defendida pelo Sinepe Rio e pelo prefeito. Resistência que será reafirmada pela manutenção da Greve em Defesa da Vida, a ser ratificada na assembleia virtual, convocada para o dia 01/08, às 14 horas.

Diretoria da Feteerj – entidade que congrega os Sindicatos dos Professores (Sinpro) em todo o estado RJ (rede privada de educação)