Feteerj realiza seu 12º Congresso

mar 24, 2018

Mesa de saudação ao 12º Congresso da Feteerj, dia 23 de março, no Rio de Janeiro

 

O 12º Congresso da Feteerj está sendo realizado no auditório do Sinpro-Rio, com o tema: “Resistir, manter e avançar”.  A abertura ocorreu nesta sexta, dia 23/03. Neste sábado (24), serão discutidas importantes mudanças no estatuto e eleita a nova diretoria.

O Congresso da Feteerj terá a participação de 101 delegados, entre os eleitos em suas bases pelos Sindicatos de Professores em todo o estado e os delegados natos que compõem a diretoria da Federação.

O Sinpro Teresópolis oficializou sua entrada na Federação e participará com delegados observadores.

A mesa de saudação aos delegados, na abertura, foi formada pelo professor Cássio Bessa (Fetsul), Eduardo Monteiro, presidente do Sinpro Baixada e diretor da CTB, Robson Terra, coordenador da Feteeej e diretor do Sinpro Norte e Noroeste Fluminense, deputado Valdeck Carneiro (PT-RJ), José Ribamar, representante da CONTEE e CUT Nacional, Oswaldo Telles, presidente do Sinpro Rio, Marcelo Rodrigues da CUT Rio, e Patrícia Emigdio dos Santos do Sinpro Niterói.

Em pedido de Eduardo Monteiro, foi feito um minuto de silêncio em homenagem à vereadora Marielle e o motorista Anderson Gomes, covardemente assassinados na noite do dia 14/03.

Em seguida, foi lido e aprovado o regimento do Congresso, mediando a discussão o diretor do Sinpro Petrópolis, Luiz Grossi, e a presidenta do Sinpro Campos e São João da Barra, Vera Felix. O regimento foi aprovado com pequenas modificações.

Logo após essa primeira votação, ocorreu um debate sobre a conjuntura política e a sustentação político-financeira das entidades sindicais, face à nova legislação trabalhista em vigor, com os mesmos participantes da mesa de saudação, com a exceção de Waldeck Carneiro, que teve que se retirar. O debate foi mediado pelos diretores do Sinpro Rio, Antonio Rodrigues, e do Sinpro Petrópolis, Maria de Fátima. O Debate teve a presença do ex-superintendente do Ministério do Trabalho no Rio, Robson Leite.

O congresso continua neste sábado, quando ocorrerão os debates sobre mudança do estatuto e a eleição para a nova diretoria da Federação.

 

 

Debate sobre a conjuntura política