FETEERJ E SINDICATOS DOS PROFESSORES PRESTAM APOIO À UFRJ, QUE TEVE ORÇAMENTO BLOQUEADO PELO GOVERNO

dez 5, 2022

Neste final de ano, a UFRJ teve mais de R$ 15 milhões de seu orçamento bloqueados pelo governo federal.

Em novembro, a UFRJ já tinha sofrido um corte de R$ 9,4 milhões.

Os bloqueios vêm ocorrendo no orçamento da educação pública, atingindo todas as universidades e institutos federais, além do Colégio Pedro II.

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores (Sinpro) se solidarizam com a UFRJ e com as demais instituições federais de ensino.

A nota da UFRJ pode ser lida neste link.

Segundo nota da Reitoria da universidade divulgada dia 3 de dezembro, “neste momento, todos os pagamentos da UFRJ estão inviabilizados”.

Isto inclui: o pagamento de bolsas de estudos; auxílios diversos aos estudantes e professores; os salários de 900 profissionais extraquadros do complexo hospitalar; contratos de transportes (incluindo ambulâncias); restaurantes universitários; contratos de mais de dois mil trabalhadores terceirizados, em especial limpeza e segurança; e insumos básicos de pesquisas, ensino e extensão.

Ainda segundo a nota, a universidade “identifica o momento como dramático, em um quadro jamais visto em sua centenária história, simbolizando desconsideração do governo federal com o funcionamento da UFRJ e do conjunto das demais universidades, que são casas da ciência para o progresso do próprio país, como ocorre em todo país verdadeiramente independente”.

Na nota, a Reitoria também afirma que: “O governo, há um mês do fim de seu mandato, apaga as luzes da sua gestão sem dar qualquer indício de comprometimento com o país”.

Este governo federal é um desastre para a educação! O futuro governo Lula terá muito trabalho para reconstruir tudo o que foi destruído.

Com isso, reivindicamos o imediato desbloqueio das verbas da Educação e a punição aos responsáveis pelos desvios do orçamento.

Feteerj e Sinpros