FETEERJ E SINDICATOS DOS PROFESSORES INDICAM O VOTO EM LULA

out 1, 2022

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Feteerj) e os Sindicatos dos Professores filiados (Sinpro) anunciam o apoio à candidatura a presidente da República de Luis Inácio Lula da Silva (nº 13), candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Pedimos que os professores e professoras das escolas privadas e públicas votem em Lula e nas candidaturas a governador, senador e deputado federal e deputado estadual que apoiem o candidato.

Nossa posição vem desde o Congresso da Feteerj realizado em março, quando foi decidido pelos mais de 100 delegados e delegadas de todo estado que a Federação e os sindicatos filiados vão participar da luta para eleger neste domingo, dia 2 de outubro, o candidato representante de um projeto de nação que se contraponha ao atual governo Bolsonaro, que vem destruindo nosso País, colocando-o num patamar de desprestígio internacional sem precedentes, além de negar o atendimento mínimo das necessidades básicas para a população e atacar os trabalhadores e suas entidades sindicais.

Em nosso entendimento, a candidatura que mais reúne o contraponto ao atual governo é a candidatura de Lula.

Nunca passamos por momentos tão difíceis quanto os da pandemia do coronavírus e, mesmo assim, o atual presidente debochou dos doentes, dos mortos pela doença e dos seus familiares. Não se vacinou, alardeando que a ciência não valia nada, e mais: não proporcionou à sociedade, em tempo hábil, a vacina que evitaria a perda de milhares de homens, mulheres e crianças que não puderam se vacinar a tempo, em um crime contra a vida.

Para a Educação, a política de destruição do MEC fez com que cinco ministros se revezassem no cargo, sendo o penúltimo preso por denúncias de corrupção, fazendo do ministério um balcão de negócios, inclusive com propinas em barras de ouro, enquanto Bolsonaro sequer reajustava o valor da merenda escolar, prejudicando os alunos mais carentes. A consequência de todo essa corrupção e incompetência foi a queda dos índices do IDEB.

O atual governante também, diariamente, ataca as nossas instituições democráticas e defende até mesmo um golpe contra a Constituição.

E não bastasse os atos de cunho fascista, o atual presidente e sua família também estão metidos até o pescoço em operações suspeitíssimas de compra e venda de 51 imóveis, todos comprados em dinheiro vivo, o que causou abertura de processo na Receita Federal.

Todos vocês, professoras e professores, percebem nas ruas quanto a miséria aumentou, a inflação está fora de controle e nossos salários arrochados – emprego que há é o famoso bico, sem carteira assinada, sem direito algum. Tudo consequência da política econômica tocada pelo ministro Paulo Guedes. Quem sofre é o povo: um em cada três brasileiros afirma que a quantidade de comida em casa nos últimos meses não foi suficiente para alimentar a família (Datafolha). São mais de 60 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar e isso é culpa desse governo.

Chega! É hora de dar um basta e tem que ser neste domingo. Votem, professoras e professores, em Lula e nos candidatos aos demais cargos que o apoiam.

Após a eleição, teremos ainda muito o que lutar para recuperarmos um Brasil devastado por uma política econômica e social predatória, perversa e opressora. Precisamos de um mundo e de um país com menos armas, com menos ódio, com mais livros e mais amor.

Feteerj

Sinpronnf – Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense

Sindicato dos Professores de Campos e São João da Barra

Sinpro-Baixada Fluminense

Sinpro-Rio

Sinpro Macaé E Região

Sinpro Nova Friburgo

Sinpro Niterói e Região

Sinpro Teresópolis

Sinpro Região dos Lagos