Contee elege nova diretoria em chapa única

ago 29, 2016

Feteerj e Sindicatos filiados também participam da nova diretoria

A nova diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) foi eleita em São Paulo nesse domingo (28) pelo 9º Congresso Nacional da entidade (Conatee) e cumprirá um mandato de quatro anos. Em uma postura madura e democrática, tendo em vista a importância do enfrentamento da gravíssima crise política e econômica do nosso país, cerca de 800 delegados elegeram uma chapa única e representativa de todas as tendências que compuseram o Congresso. Esta posição reforça o combate que a Confederação, as Federações e Sindicatos de Professores terão que cumprir contra a retirada de direitos trabalhistas e sociais que, infelizmente, se avizinha.

De um total de 82 delegados eleitos pela Feteerj e assembleias de base dos Sindicatos filiados no estado do Rio para participarem do Conatee, 15 destes delegados também foram eleitos para a nova diretoria da Contee e Conselho Fiscal, participando inclusive da Diretoria Executiva, com os nomes de Lygia Maria Baptista Carreteiro e Oswaldo Luis Cordeiro Teles.

Assim, a Feteerj saúda a forma como o 9º Conatee se postou diante da atual conjuntura política nacional e tem certeza que as decisões votadas e aprovadas pelos delegados serão fortes ferramentas de resistência aos ataques contra os direitos dos trabalhadores e, em especial, contra os ataques aos direitos dos professores dos estabelecimentos privados de todo o país.

Conheça aqui a direção da Contee.

Leia a seguir, os nomes dos integrantes do Rio de Janeiro eleitos para a direção da Contee:

– Coordenação da Secretaria de Formação: Lygia Maria Baptista Carreteiro
– Coordenação da Secretaria de Organização Sindical: Oswaldo Luis Cordeiro
Teles

Diretoria plena:
– Antonio Rodrigues da Silva
– Afonso Celso Teixeira
– Frederico Luiz Marmo Fadini
– Guilhermina Luzia da Rocha
– João Jorge de Araújo Armênio
– Nivaldo Pinto Ferreira

Suplentes:
– André Jorge Marcelino da Costa Marinho
– Elaine Malagoli Paulino
– Suelen da Silva Chrisostimo
– Vera Lúcia Ribeiro Felix

Conselho Fiscal Titular:
– José Luis Miranda Antunes

Conselho Fiscal Suplente:
– César Gomes Araújo
Também foi eleito para a Direção Plena o professor João Marques da Fonseca Filho, diretor do Sinpro Sul Fluminense.

A seguir, a matéria do site da Contee: Foi eleita nesse domingo (28) a nova Diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), que conduzirá a entidade pelos próximos quatro anos. E a construção da unidade foi a grande vitória do 9° Conatee, com a composição de uma chapa única para a disputa. O entendimento é de extrema importância para o fortalecimento da luta da Contee, sobretudo num momento político que exige da esquerda brasileira um posicionamento firme e unitário em defesa das conquistas dos últimos 13 anos e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Foi justamente o que destacou o professor Gilson Reis, eleito o novo coordenador-geral da Contee, que tomará posse oficialmente no dia 3 de outubro. “A Contee, neste congresso, faz história. História porque o momento político do nosso país demanda a mais ampla unidade para poder resistir às adversidades que serão impostas ao movimento sindical e aos trabalhadores e trabalhadoras”.

A professora Madalena Guasco Peixoto, que esteve à frente da Coordenação-Geral por quatro mandatos e agora assume a Coordenação da Secretaria-Geral, agradeceu aos delegados e delegadas e à organização do Conatee, recebendo ainda uma homenagem no encerramento do congresso. “Foi com muito orgulho que dirigi esta Confederação por quatro gestões e é com muito orgulho também que passo o bastão ao companheiro Gilson. Continuo na direção e vou fazer o possível que a gestão que começa seja muito mais exitosa do que a que se encerra”.

Além da eleição da diretoria, o 9° Conatee reafirmou a bandeira de combate ao golpe e em defesa da democracia, aprovou resoluções a respeito da conjuntura nacional e internacional e apontou as posições políticas e a forma de enfrentamento à crise econômica e seus efeitos na luta da classe trabalhadora.

A pauta educacional também definiu as prioridades da luta da Confederação na defesa da educação pública, democrática, de qualidade socialmente referenciada, e da regulamentação do setor privado de ensino.