Conheça o Manual de Defesa contra a censura nas escolas

nov 30, 2018

 

Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas foi elaborado como uma resposta às agressões dirigidas a professoras e professores e a escolas feitas por movimentos reacionários e contrários à liberdade de ensino e ao pluralismo de concepções pedagógicas, princípios previstos na Constituição Federal. Ele foi feito em conjunto por dezenas de entidades, incluindo a nossa Contee, a qual a Feteerj é filiada.

Trata-se, com isso, de uma ferramenta importante para que as professoras, professores e os sindicatos ligados à área da Educação saibam prevenir e responder às ameaças e ataques, que já começaram.

O Manual de Defesa propõe:

  • Resistir aos ataques, com base nos direitos constitucionais relacionados à educação e ao ensino – se necessário, com respostas jurídicas às agressões abusivas e injustas;
  • Responder de forma política e pedagógica aos episódios de censura e ameaça no âmbito das próprias escolas, de modo que a ocorrência das agressões sirva para aprofundar reflexões nas comunidades escolares sobre a necessidade de defender a liberdade de ensinar e aprender e o pluralismo de concepções pedagógicas na educação.

Com isso, a Feteerj recomenda a todo o magistério e ao Sindicatos de Professores que compartilhem esse manual.

Clique no link abaixo para abrir em PDF o documento.

manualdedefesa (2)