CAMILO SANTANA SERÁ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, COM FOCO NO ENSINO BÁSICO

dez 23, 2022

Sede do Ministério da Educação, em Brasília (foto: Agência Senado)

O futuro presidente Lula anunciou na quinta-feira (22) que o seu titular do Ministério da Educação será Camilo Santana. Ele foi governador do Ceará por duas gestões e senador recém-eleito pelo Estado. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em desenvolvimento e meio ambiente.

Em entrevista à Globo News, Camilo disse que a educação básica terá um foco prioritário em sua gestão: “Além de dar oportunidade para nossos jovens e para crianças, é uma forma também de diminuir a violência, garantir a proteção dessa juventude”, disse ele àquela TV.

No governo do seu estado, mesmo sem incentivo do governo federal nos últimos anos, o Ceará se tornou a entidade federativa com o melhor índice alfabetizador do país. Além disso, em 2019 (último ano não afetado pela pandemia), 77 cidades do estado estiveram entre as 100 melhores do Brasil no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados têm confiança que a nova gestão fará uma mudança radical na Educação do País, visando uma educação pública de qualidade, a valorização do professor(a), com a consequente criação de mais oportunidade para os jovens.

Desejamos, com isso, sorte à futura equipe, e que a gestão não se afaste dos objetivos consagrados em nossa Constituição: todos os brasileiros têm direito à educação, com a escola pública como um dos pilares de nosso País.