REPRESENTANTE DA FETEERJ NO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FAZ BALANÇO DA ATUAÇÃO

jul 15, 2024

A professora Marina Espírito Santo é a representante da FETEERJ no Fórum Estadual de Educação (FEERJ)

A representante da Feteerj no Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ), a diretora da Federação e do Sinpro-Rio, Marina Espirito Santo, relata a atuação da instituição neste 1º semestre de 2024:

– Em janeiro, uma delegação da Feteerj e dos Sinpros participou da CONAE Extraordinária, em Brasília. O objetivo foi debater os rumos da educação no Brasil a partir das metas e estratégias que precisam ser incluídas na atualização do Plano Nacional de Educação (PNE), que vai vigorar pelo próximo decênio.

O debate ocorreu sob forte ataque na oposição, que acusava o PNE de ter “viés ideológico”, tendo tentado impedir sua realização. A proposta aprovada recebeu o nome de: “Política de Estado para garantia de educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. Esse tema amplo se desdobrou em vários outros, como o financiamento da educação, a reforma do Ensino Médio e a educação profissional.

Outra preocupação presente na Conferência foi a perseguição política a professores no Estado do Rio. O evento, que começou com ameaças da extrema direita, terminou com um “Fora Lemann”. E o MEC vai ter que seguir o regimento da CONAE.

– O restante do semestre foi a luta para preservar o PNE até sua aprovação. Em julho, o governo aprovou na Câmara dos Deputados a prorrogação do atual PNE até 31 de dezembro de 2025. O texto já passou pelo Senado e segue para sanção presidencial.

– Ao longo do semestre, o FEERJ posicionou-se em relação a diversos assuntos: as perseguições políticas aos professores José Carlos Madureira (rede estadual) e Gustavo Cornélio (Colégio Federal Brigadeiro Newton Braga); ao EAD; às tentativas do Congresso de descaracterizar o PNE; a guerra contra o Estado Palestino; lei Antibullying; formação de docentes; eleição de diretores; Matriz Curricular; dia internacional da mulher; e às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

– A última ação do FEERJ foi a entrega de material de assessoramento aos sistemas municipais para a implantação e Fortalecimento dos Fóruns Municipais de Educação.

INDICAÇÃO DE MARINA TUTMANN PARA O CNJ

– Uma boa notícia foi a indicação do nome da reconhecida professora Malvina Tuttman (UNIRIO) para a Câmara de Educação Básica/Conselho Nacional de Educação por sete das instituições relacionadas na Portaria nº 546/2024 do MEC: Anfope, Anpae, Anped, Fóruns  EJA do Brasil, CNTE, Andifes e UBES.