Nessa quinta-feira, dia 19/01, às 15h, a UERJ será abraçada pela comunidade acadêmica e cidadãos preocupados com o abandono em que a universidade se encontra pelo governo do estado. A concentração será em frente à Editora, na entrada principal do Campus Maracanã.
O ato foi idealizado, inicialmente, por professores da UFRJ, apoiado por outras importantes parceiras como a FIOCRUZ e agora foi acolhido por toda a comunidade interna.
Os organizadores pedem que os participante venham de azul, que é a cor da UERJ!
Por conta da grave crise da instituição, o início do ano letivo foi transferido dessa semana para o dia 23/01. Os salários dos servidores estão atrasados (não foram pagos dezembro e o 13º e o salário de novembro só terminou de ser pago ontem), os aportes do governo não estão sendo realizados, com isso todos os serviços de manutenção estão paralisados, e as bolsas dos professores e alunos também não estão sendo pagas.
A UERJ exige:
– Recomposição orçamentária já!
– Pagamentos de bolsas e salários já!
– UERJ pública, gratuita e de qualidade hoje e sempre!
E não deixe de assinar a petição eletrônica em defesa da UERJ.
Um apoio importante foi dado pela Associação Nacional de História-RJ (ANPUH-RJ), que divulgou uma nota e participará do ato do dia 19 – eis a nota:
“A Direção da ANPUH-RJ manifesta a sua profunda preocupação com a situação de penúria e falta de perspectivas em que se encontra a nossa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), abandonada que foi pelos últimos governos do Estado.
“Exigimos que o governo estadual envide esforços para superar essa profunda crise na universidade e que a solução passe necessariamente pela sua manutenção como instituição pública e gratuita.
“Conclamamos ainda a todos os cidadãos desse Estado a se mobilizar politicamente para salvar essa importante instituição pública de nosso Estado do Rio de Janeiro.
“Diretoria da Anpuh-Rio.”
Comentários