TODA SOLIDARIEDADE AO POVO DO RIO GRANDE DO SUL

maio 14, 2024

Na base área de Brasília, caminhão chega com doações para serem embarcadas para o Rio Grande do Sul (foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

A Feteerj e os Sindicatos filiados (Sinpros) se solidarizam com o povo do Rio Grande do Sul que há duas semanas vem sofrendo privações extremas devido às enchentes que atingem quase todo o Estado, com mais de 80% dos municípios, incluindo Porto Alegre, em estado de calamidade pública, tendo provocado centenas de mortes e desaparecidos e mais de meio milhão de desabrigados.

As enchentes no RS, malgrado suas causas naturais e a mudança climática mundial, estão sendo ainda mais graves e repetitivas devido também à ocupação desenfreada que provoca o desmatamento e a negligência dos governos municipais e estadual; lembrando que o atual governador destinou apenas R$ 117 milhões para o combate a desastres naturais, ou 0,2% do orçamento estadual. Em 2019, o mesmo governador encabeçou a mudança de quase 500 pontos do Código Ambiental do RS. Pontos que impediam o avanço do desmatamento em diversas regiões foram retirados da legislação.

Dessa forma, além de apoiar a campanha de solidariedade já organizada por sindicatos e outras entidades, exigimos do governo do RS, do governo federal e também dos demais governos, inclusive do Rio de Janeiro, medidas emergenciais para enfrentar a atual catástrofe e a crise climática, em todo o País.

A Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT RS) criou uma campanha de solidariedade para arrecadar doações via PIX, que estão sendo destinadas às principais demandas urgentes do momento. Doações em dinheiro podem ser encaminhadas para o PIX:

51996410961 (celular)
Dados bancários CUT RS
Banco Nº133 – CRESOL 02
CNPJ: 60.563.731/0014-91
Agência 5607
Conta corrente 18.735-6