O Sindicato dos Professores do município do Rio (Sinpro-Rio), entidade filiada à Feteerj e que tem a maior base da categoria no estado, realizou ato, dia 18/04, em frente à estação do Metrô Botafogo, Zona Sul da capital. Na manifestação, militantes e diretores do sindicato lançaram a campanha salarial 2023, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da Educação Básica, com o Sinepe-Rio, entidade patronal, e também lançaram a campanha da Educação Superior. Na manifestação, foi entregue à população o panfleto com temas sobre violência nas escolas e sobre os graves problemas do Novo Ensino Médio.
A campanha traz o slogan “Na luta é que a gente se encontra e conquista”, que também será lançada em todo o estado pela Feteerj e demais Sindicatos dos Professores filiados. Leia alguns dos itens da pauta de reivindicações da educação básica:
– Unificação do piso salarial para toda a categoria, tendo como referência o valor da hora-aula no Ensino Médio;
– Garantia de saúde dos professores;
– Plano de cargos e salários para toda a categoria.
Leia aqui o boletim da campanha salarial da educação básica.
Em relação à Educação Superior, a pauta é a seguinte:
– Reajuste salarial, relativo ao INPC acumulado do período de abril de 2022 a março de 2023, acrescido das perdas salariais dos últimos anos;
– Abono salarial de 10% a ser pago em conjunto com o salário de outubro de 2023;
– Manutenção da atual CCT, uma grande conquista dos trabalhadores e que tem o reconhecimento social de ser uma das melhores do país.
Comentários