PROFESSORES DA REGIÃO DA COSTA VERDE TAMBÉM ESTÃO REPRESENTADOS NA CCT 2019/2020

maio 21, 2019

No dia 7 de maio, a Feteerj (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro) e o Sinepe-RJ (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro), entidade que representa os donos das instituições de ensino, fecharam acordo para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019/2020 para os professores da Educação Básica que trabalham nas escolas particulares.

Na reunião, feita na sede do SInepe-RJ em Niterói, a Feteerj representou os Sindicatos dos Professores (Sinpro) de todo o estado, incluindo o Sinpro Costa Verde, cuja base se localiza nos municípios de Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro. Com isso, todos os professores da Educação Básica dessas localidades da Costa Verde também estão contemplados na CCT.

Com a renovação da CCT 2019/2020, os salários serão reajustados em 5% (data base em maio) e foram mantidas todas as cláusulas sociais, incluindo a fundamental bolsa para os filhos dos docentes; tratando-se, portanto, de uma grande conquista da categoria e de seus sindicatos representativos.

A CCT abrange as bases regionais (por municípios) dos seguintes Sindicatos de Professores:

– Sindicato dos Professores do Município do Rio: Itaguaí, Paracambi e Seropédica;

– Sinpro Petrópolis e Região;

– Sinpro Baixada: Magé e Guapimirim;

– Feteerj: Miguel Pereira, Araruama e Saquarema;

– Sinpro Friburgo e Região;

– Sinpro Macaé e Região;

O Sinpro Teresópolis, Sinpro Niterói e o Sinpro Lagos (Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) irão ratificar o acordo em assembleias a serem convocadas pela entidade.

Como dissemos antes, a Região da Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Rio Claro) também foi contemplada e será representada pela Feteerj na CCT.

A Feteerj e os Sindicatos Filiados reafirmam a importância da assinatura do acordo, tendo em vista a grave situação econômico-social que vivemos, com enorme perda de direitos trabalhistas e sociais e ataques desmesurados à educação – aos professores e professoras, reiteramos que é fundamental que todos fortaleçam seus sindicatos, se filiando às entidades e participando das nossas mobilizações. Principalmente agora que estamos em plena luta contra a reforma da previdência, que atinge, em cheio, o magistério.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Feteerj.