O BRASIL DIZ NÃO ÀS REFORMAS DA PREVIDÊNCIA E TRABALHISTA

mar 15, 2017

Dezenas de milhares de pessoas na passeata da avenida Presidente Vargas (foto: Rafael Gonzaga)

A passeata contra as reformas de temer, no Centro do Rio, fechou a mobilização no estado do Rio nesse dia 15/03. Na foto de Rafael Gonzaga, o momento da saída da passeata, na praça da Candelária – para quem não conhece, a Avenida Presidente Vargas, local da passeata, tem perto de 80 metros de largura e pelo menos três quarteirões foram ocupados, em um ato que só tem semelhança com os eventos ocorridos em 2013.

Estima-se, dessa forma, que ao menos 100 mil pessoas estiveram presentes.

Hoje, a Feteerj e os Sindicatos filiados convocaram uma paralisação de 24 horas das escolas particulares; na capital, o Sinpro-Rio estima que a paralisação foi um sucesso, com pelo menos 15 mil professores tendo paralisado as atividades e realizado diversos atos na cidade – no Largo do Machado, na Zona Sul, em torno de 2 mil pessoas passaram pelo local, onde os professores de vários colégios deram aula pública.

O Sinpro Campos/São João da Barra realizou uma grande passeata, unificada com diversos sindicatos – houve fechamento de rodovias e panfletagens.

O Sinpro Petrópolis também esteve nas ruas desde cedo, panfletando para a população e participando da passeata unificada.

O Sinpro Macaé participou de um ato em frente à prefeitura.

O Sinpro Teresópolis participou da passeata unificada no centro do município.

Cabe lembrar que a educação particular e pública do estado se unificaram pela primeira vez em muitos anos e paralisaram as atividades.

Nessa sexta, a direção colegiada da Feteerj realiza sua reunião ordinária onde discutirá a mobilização nesse dia 15 de março e as próximas manifestações.

Hoje, em todo o país, atos massivos contra a reforma da previdência foram feitos em todas as capitais: Belo Horizonte (100 mil pessoas), Curitiba (100 mil), Recife (100 mil), São Paulo (estima-se em 250 mil pessoas, com a presença do ex-presidente Lula), Fortaleza, entre outras.