NOTA DE SOLIDARIEDADE DA FETEERJ E SINPROS AO DEPUTADO GLAUBER BRAGA

abr 6, 2025

Deputado Glauber Braga na Comissão de Ética (foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O relator do processo contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, em voto proferido dia 2 de abril, pediu a cassação do mandato do parlamentar sob a acusação de suposta quebra de decoro – em um processo movido pelo Partido Novo.

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (FETEERJ) e os Sindicato dos Professores (Sinpros) filiados à Federação repudiam veementemente o processo movido pela Comissão de Ética contra Glauber e conclamam todos os professores, professoras e a sociedade em geral a se unirem em apoio ao deputado nesta luta contra o fascismo e a arbitrariedade.

Em seu quinto mandato, o deputado enfrenta um processo injusto, acusado por ter expulsado um militante da extrema direita da Câmara. É público e notório que esse extremista age como um hater contra Glauber, provocando-o repetidamente, tanto nas redes sociais quanto presencialmente, em eventos no Rio de Janeiro.

A Mesa Diretora da Câmara, que nunca deu apoio institucional a Braga, ignora as provocações diárias que ele sofre – inclusive dentro do plenário.

O processo de cassação é um ataque grave a um parlamentar que sempre defendeu os direitos dos trabalhadores, os avanços sociais e a resistência contra o retrocesso civilizacional promovido pela extrema direita no país – hoje amplificado no Parlamento.

Além disso, esse ataque deve servir de alerta a todos os parlamentares, mesmo aqueles de campos políticos distintos: cassar Glauber significa abrir um precedente perigoso contra a liberdade de expressão e o direito de um representante eleito defender suas posições, ainda que contrárias ao pensamento hegemônico na Casa.

Glauber não será cassado. Glauber fica!