Feteerj repudia comemoração do golpe militar de 64 ordenada pelo presidente

mar 28, 2019

 

FETEERJ REPUDIA COMEMORAÇÃO DO GOLPE MILITAR DE 64 ORDENADA PELO PRESIDENTE

A determinação do presidente da República de que as Forças Armadas “comemorem” o golpe militar de 64, no dia 31 de março, é um acinte à democracia, ao estado de Direito e aos cidadãos brasileiros.

Como pode o representante máximo recém eleito pelo povo ordenar aos militares que “comemorem” um golpe perpetrado e mantido durante décadas exatamente contra a democracia, com todas as mortes, torturas e prisões de milhares de pessoas que a ele se opuseram?

O governo federal, não contente em atacar o sistema de bem estar social contido em nossa Constituição através da reforma da previdência, ao convocar essa manifestação, também ataca os valores civilizatórios essenciais: respeitabilidade, tolerância, dignidade e as garantias de liberdade individual e de expressão de cada um – valores estes contidos em nossa Constituição como uma resposta ao período de arbítrio deflagrado exatamente pelo golpe de 64.

Com isso, a Feteerj repudia a determinação presidencial e pede que os professores e professoras debatam com os alunos, pais e responsáveis a gravidade desse ato.

Não esquecer para não repetir: ditadura nunca mais!

Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Feteerj)