Sepe (Sindicato dos Profissionais de Educação RJ) realizou ato dia 09/12, na ABI, para apresentar os dados da pesquisa e plebiscito sobre o ensino médio na educação pública estadual do Rio de Janeiro. O sindicato, na reunião, propôs políticas para a criação de um currículo democrático e inclusivo para as escolas da rede, em oposição à reforma do ensino que criou o Novo Ensino Médio (NEM).
A pesquisa e o plebiscito fazem parte do esforço do SEPE para que seja implementada uma nova matriz curricular no ensino médio das escolas estaduais, para que sejam garantidos, no mínimo, dois tempos de todas as disciplinas em todas as séries, contra o que vem sendo implementado pela Secretaria de Estado de Educação RJ (Seeduc).
O professor Marcio Franco, diretor da Secretaria de Imprensa e Divulgação da FETEERJ, representou a Federação no evento. Em sua fala ao plenário, Franco disse: “A Feteerj defende a rede pública acima de tudo; defende uma grade curricular justa e inclusiva. Temos que mostrar à sociedade o porquê de nossas lutas”.
A coordenadora-geral do Fórum Estadual de Educação RJ (FEERJ), professora Malvina Tuttman (Unirio), e o coordenador que assumirá o Fórum em 2025, professor Waldeck Carneiro (UFF), além de representantes de diversas entidades da educação, também estavam presentes ao evento.
Foram apresentados os dados sobre a grade curricular, comparando a matriz oferecida pela Seeduc com colégios de excelência, como o São Bento, 1º colocado no ranking nacional do ENEM e que não retira disciplinas da formação geral básica; a grade pública foi comparada, também, com o Colégio Pedro II e com o Colégio Itapuca (Niterói). Em todas as comparações foi comprovada uma enorme diferença entre as grades.
Em relação ao plebiscito feito pelo SEPE, professores e estudantes de 600 colégios estaduais participaram, com cerca de 3.500 votos; 97,4% dos votantes querem uma escola com justiça curricular e estão insatisfeitos com a matriz da Seeduc; apenas 2,6% querem manter a grade da Seeduc; 71% dos votantes foram professores e 20% de estudantes. O relatório final será apresentado em março de 2025.
Essa semana, o SEPE divulgou manifesto em defesa da justiça curricular, contra o Novo Ensino Médio e pela ampliação da carga horária das disciplinas científicas no Ensino Médio. FETEERJ assinou o documento, que já conta com mais de 120 instituições que aderiram. As entidades interessadas em assinar o manifesto podem acessar aqui.
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