FETEERJ E SINDICATOS DOS PROFESSORES SE SOLIDARIZAM COM O SINPRO MACAÉ, CUJA SEDE FOI ATACADA POR FASCISTAS

nov 3, 2022

A sede do Sindicado dos Professores de Macaé e Região, entidade filiada à Feteerj, foi vandalizada nessa quarta-feira (02) por militantes de extrema direita, bolsonaristas, que faziam manifestações em favor do golpe militar contra a democracia e contra a eleição do presidente Lula.

Em nota, o Sinpro informou que: “Acordamos hoje com a fachada do Sindicato dos Ferroviários, sede hoje também do Sinpro, vandalizada com tinta verde e amarela manchando paredes, porta e janelas. Esse lugar tem uma participação histórica na luta pela Democracia em Macaé, durante a ditadura militar, sendo símbolo da resistência dos trabalhadores a todo e qualquer autoritarismo”.

Segue a nota: “Nós, sindicalistas e professores, dedicados à Educação da comunidade de crianças, jovens e adultos, repudiamos esse ato de vandalismo realizado pela extrema-direita, e apontamos o dedo para essa ação – que imita os atos dos Camisas Negras do Fascismo Italiano e dos Camisas Pardas do nazismo alemão contra todos os que discordavam de seus discursos e sua política destrutiva na época da ascensão do Fascismo na Europa no século XX”.

ACRÉSCIMO DIA 04/11: o Sinpro já fez o boletim de ocorrência na delegacia e irá encaminhar o BO para o Ministério Público do Trabalho e OAB. A direção do sindicato também levou o caso para vários parlamentares, que denunciarão em plenário o ataque.

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados se solidarizam com o Sinpro Macaé e darão completo apoio a todas as providências jurídicas e policiais tomadas pelos colegas.

ASSINAM ESTA CARTA AS DIRETORIAS DAS SEGUINTES ENTIDADES DE PROFESSORES(AS):

Feteerj (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado RJ)

Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense (Sinpro Baixada)

Sindicato dos Professores da Região dos Lagos (Sinpro Lagos)

Sindicato dos Professores de Campos e São João da Barra (Sinpro Campos e SJB)

Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé e Região)

Sindicato dos Professores de Niterói e Região (Sinpro Niterói e Região)

Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e Região (Sinpro Nova Friburgo e Região)

Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro Petrópolis e Região)

Sindicato dos Professores de Teresópolis (Sinpro Teresópolis)

Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio)

Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense (Sinpro NNF)