Faleceu a professora Maria Margarida Chehab Maleson

jul 13, 2016

No último domingo, dia 10, faleceu Maria Margarida Chehab Maleson, diretora do Sinpro Niterói e Região e militante histórica da Educação. Deixou dois filhos e sete netos. A Feteerj e os sindicatos filiados se solidarizam com os parentes e amigos – Margarida presente!

Do alto de seus 78 anos de idade, trabalhou por mais de 60 anos e, assim como nunca deixou o labor, nunca abandonou a luta em favor dos injustiçados e em favor do magistério.

Filha de imigrantes libaneses, nasceu em 04/12/1937 em Rio Bonito e logo radicou-se em Niterói, cidade que a adotou e pela qual D. Margarida sempre defendeu e tanto ajudou, estudando no Aurelino Leal e no Colégio Brasil em seus áureos tempos.

Cursou faculdade de Geografia na UFF, com licenciatura concluída em 1960. Em seguida, cursou Direito, concluindo em 1963. Após, retornou à UFF para fazer seu Mestrado em Educação, na área de Psicopedagogia, concluindo em 1973. Mostrando sua incrível aptidão para os estudos e completa imersão no ambiente acadêmico, regressou à UFF para cursar Serviço Social e concluir em 1997, aplicando seus novos conhecimentos adquiridos entre 1995/1997 na COMLURB, se transformando em uma referência na assistência social junto aos garis.

Foi do DCE da UFF e lutou no movimento estudantil em anos tenebrosos do passado do nosso país. Supervisora pedagógica e professora de milhares de alunos sempre com destaque nas escolas que passou, como o Rivadávia Corrêa no Rio e o Liceu Nilo Peçanha em Niterói, achando no magistério e na luta por melhores condições de ensino, a sua maior vocação.

Foi professora do SENAC por mais de 20 anos, ministrando aulas de relações interpessoais no trabalho e psicologia das relações humanas, trabalhando até não mais aguentar andar e dirigir apenas algumas semanas antes de falecer.

Ingressou no movimento sindical acreditando, como sempre, que podia ser um elemento transformador de sua categoria e, em conjunto com sua aguerrida diretoria, ganhou eleições e, por quase 20 anos, foi diretora do Sinpro Niterói e Região, atuando como diretora dos departamentos específicos do SENAC, SENAT, SESC, SENAR, SESI e SENAI.

Membro Titular do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda do Município de Niterói e Membro Titular do Conselho Municipal de Política Urbana do Município de Niterói por muitas gestões entre 2005 e 2015. Enfim, uma mulher à frente de seu tempo e que tanto lutou na vida pra vencer e dar a melhor educação pra seus filhos e netos.