DIRETORA DA FETEERJ FOI HOMENAGEADA PELO CENTRO DE ESTUDOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA

mar 12, 2024

Professora Guilhermina Rocha recebeu homenagem do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh)

Nesta terça-feira (12), o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), em alusão ao Dia Internacional da Luta da Mulher, celebrado no 8 de março, homenageou diversas mulheres trabalhadoras com a entrega da primeira Medalha Rosa Amélia Alves de Araújo, criada pela coordenação do Cesteh para reconhecimento de mulheres que realizaram ações para melhorias no campo da Saúde das Trabalhadoras. Entre as homenageadas está a diretora da Feteerj, a professora Guilhermina Luzia da Rocha.

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores (Sinpros) parabenizam a professora Gui, como é mais conhecida, por essa merecidíssima homenagem. Ela é professora das redes pública e privada de educação, com muitos anos de militância sindical em defesa dos direitos dos educadores, tendo sido diretora do Sindicato dos Profissionais de Educação RJ (Sepe) e, atualmente, é diretora da Feteerj e do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé, da rede privada).

A medalha tem o nome de Rosa Amélia Alves Araújo, uma trabalhadora que entrou em contato com o Cesteh após tomar conhecimento de que a unidade possui uma linha de pesquisa sobre asbestose – doença que atinge às pessoas expostas ao amianto. Rosa se tornou defensora de ambientes de trabalhos saudáveis, contribuiu para transformar a exposição ao amianto em um problema de saúde pública e foi a fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea).

Professora Guilhermina Rocha recebeu a Medalha Amélia Alves de Araújo, do Cesteh; ao seu lado, a dra. Katia Reis (Fiocruz)

Em decorrência da doença adquirida no processo de trabalho, Rosa Amélia faleceu em 2006. Por essa razão, o Centro quer homenagear aquelas, tal como Rosa, que buscam incessantemente por melhorias nos processos de trabalho com medalha que receberá seu nome.

Além de) Guilhermina, receberam a medalha: Maria de Lourdes do Carmo – “Maria dos Camelôs”; Natália Russo – Diretora do Sindipetro RJ e da FNP; Maria Lucia Nascimento do Carmo – Fiadeira e ex-presidente da Abrea; e Luiza de Fátima Dantas – Agente de endemias (Homenagem Póstuma).