A Feteerj – Federação estadual que representa os Sindicatos de Professores (Sinpros) e demais trabalhadores que atuam nos estabelecimentos privados de ensino – realizará um Congresso Extraordinário nos dias 21 de março (9h às 12h) e 31 de julho (9h às 17h), no auditório do Sinpro-Rio (Rua Pedro Lessa, nº 35, 2º andar, Centro do município do Rio de Janeiro).
O Congresso vai discutir a reação aos graves ataques que os trabalhadores vêm sofrendo, em especial os da educação privada; ataques esses perpetrados pelos governos em todos os níveis; pelo Congresso e também pelo patronato, com a retirada de direitos trabalhistas e sociais, além da ofensiva contra o movimento sindical por parte do governo federal. Com isso, nosso encontro congressual também visa preparar os Sindicatos Filiados a reagirem a essa situação.
Já no dia 7 de fevereiro, em reunião da diretoria plena, foi criada a Comissão Organizadora do Congresso. No dia 22 de janeiro, a Feteerj, seguindo o estatuto, publicou o edital de convocação para o Congresso no jornal O Dia, veículo de comunicação de grande circulação em todo o estado do Rio de Janeiro – a publicação no referido jornal pode ser lida aqui.
Eis a pauta do Congresso da Feteerj:
I) Avaliação de Conjuntura – 31/07/2020;
II) Reforma Estatutária:
a) Sustentação político-financeira da FETEERJ face à nova legislação em vigor – 31/07/2020;
b) Ratificação da filiação do SindEducação-ES – 21/03/2020;
c) Adequação estatutária para a filiação de entidades de outros estados da Federação – 31/07/2020;
d) Alteração do § 3º do artigo 18 – 31/07/2020 (leia o estatuto da Feteerj aqui).
O prazo para apresentação de teses será até às 16h do dia 17 de julho.
O prazo para a eleição dos delegados e envio da lista dos nomes à Federação será até às 16h do dia 11 de março; o interessado em participar do congresso deve contatar o Sinpro de sua região – clique aqui para contatar o Sindicato mais próximo de você.
A Feteerj orienta aos Sindicatos Filiados que o edital seja fixado nas respectivas sedes, em local visível, conforme determina o estatuto – o edital pode ser lido e baixado aqui.
A direção colegiada da Federação reitera a importância da realização desse Congresso, como uma ferramenta fundamental em defesa dos direitos das professoras, professores e demais trabalhadores das instituições privadas do estado do Rio de Janeiro.
Comentários