Carta do Sinpro-Rio: ‘Porque apoiar o Professor Fernando Haddad à Presidência da República’

out 11, 2018

Sinpro-Rio na manifestação em defesa das estatais e da soberania do país

 

A diretoria do Sinpro-Rio divulgou nota em que pede às professoras e professores o voto no professor Fernando Haddad, candidato à Presidência da República:

Diante do grave quadro político em que nos deparamos, a direção do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio), enquanto representação dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação, entende que não pode se omitir neste momento histórico e, portanto, deve ter um lado. E o nosso, é o da classe trabalhadora.

Dessa forma, pedimos a sua reflexão sobre o processo eleitoral que certamente definirá os destinos políticos de nosso país, quando, neste 2º turno, se apresentam dois projetos de candidaturas inteiramente antagônicas.

De um lado, um projeto que está sendo naturalizado, como se a votação obtida pudesse neutralizar o que nele nos assusta:

Propostas que afetam diretamente os trabalhadores e trabalhadoras:

– Reforma da previdência e perda de direitos trabalhistas;

– Fim do 13º salário e abono de férias;

– A taxação do Imposto de Renda com alíquota única;

– Ênfase na política contra os serviços públicos com defesa de privatizações, inclusive na educação e na saúde;

– Risco de perda da autonomia pedagógica – vide a “escola com mordaça”;

– Um projeto que é contra a ordem democrática, que vai desde o ódio político e sexista até a intolerância contra os que lhe fazem oposição – em qualquer nível.

Contrapondo a tudo isso, se apresenta o professor Fernando Haddad, doutor em Ciência Política, docente da USP e ex-ministro da Educação.

Enquanto ministro, criou milhares de vagas em universidades. É o criador do ProUni, do novo FIES, do novo Enem, do programa Caminho da Escola, dentre outros. Sua gestão fez uma verdadeira revolução nos ensinos superior e médio, com a maior ampliação da história do ensino técnico no Brasil: foram mais de 400 novos campi de escolas federais.

Além do mais, o Professor Fernando Haddad representa o apreço pelos valores da democracia, com respeito às instituições, defesa da diversidade e da liberdade em todos os níveis e com sensibilidade para os mais oprimidos no que se refere à origem de classe, gênero, raça, religião, idade e cultura.

Diante disso, a Diretoria do Sinpro-Rio pede a sua reflexão sobre um fato que consideramos de crucial importância: materializar e fortalecer o apoio à candidatura do Professor Fernando Haddad à presidência da República.

A Diretori do Sinpro-Rio

Leia também: Nota da Feteerj e dos Sindicatos Filiados sobre a eleição 2018 – a democracia necessita do nosso voto e do nosso empenho