CAMPANHA SALARIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2023 – É NA LUTA QUE A GENTE SE ENCONTRA E CONQUISTA

abr 21, 2023

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores (Sinpros), representando os professores e professoras que trabalham na Educação Básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) das creches, colégios e escolas particulares no estado do Rio de Janeiro iniciam, nesse primeiro semestre, a mobilização pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) – com a reposição das perdas inflacionárias e aumento real de salário, entre outras reivindicações -, que irá vigorar no período de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2024.

Este ano, o slogan da campanha será: É na luta que a gente se encontra e conquista – uma campanha unificada nas redes sociais será feita pela Feteerj e Sinpros junto à categoria, alunos, pais e responsáveis e direções das escolas para mostrar a importância da valorização da educação.

Use a seguinte TAG nas suas redes sociais: #Énalutaqueagenteseencontraeconquista

A CCT é negociada junto ao Sinepe-RJ, sindicato patronal, e a sua renovação é a garantia do cumprimento de importantes direitos básicos, que vão além da CLT, como o reajuste do salário.

Professores e professoras, fiquem atentos à convocação do Sinpro de sua região e participe da assembleia para discutir a campanha salarial e a proposta dos patrões. Use nossas artes com o slogan da campanha – baixe aqui e use em suas redes o material de campanha..

NOSSAS REIVINDICAÇÕES

Seminário da Feteerj, realizado no Sinpro-Rio, dias 10 e 11 de fevereiro

A Federação realizou seminário interno, na sede do Sinpro-Rio, com delegados de todos os Sindicatos, nos dias 10 e 11 de fevereiro, para discutir a campanha salarial unificada 2023. No evento, o DIEESE preparou um texto específico sobre a nossa campanha salarial – clique aqui para ler o documento.

Já em reuniões realizadas pela diretoria da Feteerj, nos dias 4 de março e 15 de abril, foi deliberado que a Federação e os Sinpros filiados irão nortear as negociações com o Sinepe-RJ, tendo em vista o reajuste salarial, com as seguintes reivindicações principais:

  • Recuperação integral das perdas salariais do período;
  • Ganho real do salário.

Pelo menos nos últimos três anos, a categoria não teve reajuste acima da inflação e mesmo o reajuste concedido foi parcelado. No período pós pandemia, a recuperação econômica das escolas e universidades é visível e, por isso, os sindicatos vão lutar pelo ganho real do salário. Mesmo porque, na pandemia, a categoria foi bastante sacrificada, em relação aos salários e aumento da carga de trabalho, com as aulas on-line.

Além da questão salarial, a negociação levará em consideração os seguintes temas:

– Melhores condições de trabalho, com foco na Saúde do(a) professor(a);

– Manutenção das cláusulas sociais, tais como: bolsa para os filhos de professores; garantia de emprego à professora gestante; ajuda de custo para cursos de pós-graduação, entre outras;

– Hora tecnológica, com o(a) professor (a) sendo remunerado pelo trabalho realizado fora do horário habitual, por meio das novas tecnologias, em plataformas da instituição ou não;

– Homologação de demissões no sindicato, garantindo o cumprimento de todos os direitos trabalhistas para o(a) professor(a).

A negociação com o Sinepe-RJ terá a participação dos seguintes sindicatos, além da própria Feteerj:

Além da negociação com o SInepe-RJ, a Feteerj e os Sinpros negociam com o Sinepe Norte e Noroeste e com o Sinepe-Rio (capital). Leia a seguir como se darão essas negociações.

NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

A campanha unificada da educação básica também engloba as regiões Norte e Noroeste do estado, com a atuação do Sindicato dos Professores de Campos e São João da Barra, do Sindicato dos Professores de Macaé e Região e do Sindicato dos Professores do Norte e Noroeste Fluminense, todos filiados à Feteerj. Os Sinpros iniciaram a negociação com a patronal, o Sinepe Norte e Noroeste RJ, tendo como reivindicação a recomposição salarial das perdas acumuladas e aumento real do salário.

Clique aqui para ler mais sobre a campanha salarial do Norte e Noroeste Fluminense.

CAPITAL

O Sindicato dos Professores do município do Rio (Sinpro-Rio), entidade filiada à Feteerj e que tem a maior base da categoria no estado, negocia sua convenção com o Sinepe-Rio. A entidade sindical lançou sua campanha para a renovação da CCT da educação básica em um ato, dia 18/04, em frente à estação do Metrô Botafogo, Zona Sul da capital, tendo como um dos eixos a unificação do piso salarial para toda a categoria, com o valor da hora-aula no Ensino Médio como referência. Clique aqui para ler mais sobre a campanha do Sinpro-Rio.

PROFESSORES DO SESI

A Feteerj também negocia com o Sesi a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho para os professores do SESI. Em reunião da diretoria, por unanimidade, foi aprovada a proposta da empresa de reposição de 5,47% (INPC) das perdas dos professores da instituição, no período previsto do ACT.

ENSINO SUPERIOR

A Feteerj e os Sindicatos dos Professores filiados negociam, também, as renovações dos acordos com as instituições privadas do ensino superior, em todo o estado. Essas negociações se farão dentro do eixo de recuperação das perdas inflacionárias dos últimos anos e conquista de ganho real no salário. A Federação verá com atenção a negociação com a Estácio, maior instituição de ensino privada do estado: devido à enorme perda inflacionária de 2019 a 2022, não reposta em boa parte pela instituição, a Feteerj e os Sindicatos dos Professores irão se mobilizar para que o ACT cubra essas perdas.

REDE ESTENDIDA DA FETEERJ

A Federação convocou assembleia geral virtual, dia 24 de abril, especificamente para os professores que trabalham nos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Miguel Pereira, Paty de Alferes, Sapucaia e Saquarema. Os professores(as) desses municípios não estão incluídos nas bases dos Sinpros e por isso são atendidos pela própria Feteerj. A assembleia foi convocada para todos os trabalhadores que exercem função docente da categoria profissional dos professores de creches, educação infantil, educação básica e profissional, cursos livres, SESI, SENAI, SESC, SENAC, SENAR e do Ensino Superior da rede particular de ensino.