ABERTURA DO SEMINÁRIO DA FETEERJ DEBATEU A CONJUNTURA E OS LIMITES DO GOV LULA

fev 10, 2023

Mesa de abertura do seminário da Feteerj, com Ivan Pinheiro (PCB) e Wania Sant’Anna (Ibase)

Na abertura do seminário interno da Feteerj e Sindicatos dos Professores filiados à federação, que está sendo realizado na sede do Sinpro-Rio, nesta sexta-feira, dia 10, e sábado (11), foram realizadas as palestras de Ivan Pinheiro (PCB) e Wania Sant’Anna (Ibase), que falaram sobre as conjunturas nacional e internacional.

Em sua fala, Pinheiro demarcou as dificuldades e limites do governo Lula, que poderá, segundo o palestrante, “ceder muito” em seus projetos e, com isso, se afastar das necessidades vitais da população. Em relação à conjuntura internacional, ele alertou sobre a semelhança do que vem ocorrendo em vários países da América Latina, em que a esquerda vence a eleição pra presidente, mas se vê com dificuldades imensas, senão impossibilitada, de exercer seus programas.

Seminário interno da Feteerj, dias 10 e 11/02, no Sinpro-Rio

A professora de História Vania Sant’Anna iniciou sua palestra falando sobre a enorme dificuldade para a sociedade brasileira causada pela pandemia. Ela colocou em questão o termo “burguesia brasileira”, já que para a historiadora a dita elite de nosso País, com o seu histórico patrimonialista e racista, nem merece o termo “burguesia”. Com isso, ela acredita que o Brasil ainda não é um “país”, mas sim uma espécie de “território ocupado”, em que a lei é usada segundo a atuação de cada agente. Por isso, a importância de defender e falar de democracia – principalmente para os movimentos organizados – como um valor universal e de proteção para os mais pobres e para as organizações sociais.

Após as falas, foi aberto o debate com a plenária, com falas de diretores do Sinpros.