
Pesquisa do MEC mostra que quase 40% dos alunos ouvidos não valorizam educadores
Pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) informa que mais da metade dos estudantes do Ensino Fundamental que participaram do estudo diz se sentir acolhida pela escola, mas menos de 40% dizem respeitar e valorizar o professor.
Para a FETEERJ, a conclusão do estudo sobre as(os) educadoras(es) é um alerta aos órgãos de governo e a todas as instituições de ensino do Brasil, públicas e privadas, para que ofereçam melhores condições de trabalho às(aos) professoras(es), incluindo remuneração mais justa, de modo que possam exercer com dignidade essa difícil profissão e contribuir para a mudança do atual cenário.
A pesquisa foi feita durante a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas, mobilização que engajou o equivalente a 46% das instituições de ensino que oferecem os anos finais nas redes municipais, estaduais e distrital em todo o Brasil.
Foram ouvidos mais de 2,3 milhões de estudantes em 21 mil escolas públicas do país do Ensino Fundamental – que compreendem o 6º, 7°, 8º e 9 º anos.
Segundo a pesquisa – que buscou identificar a opinião dos alunos sobre a escola, conteúdos para desenvolvimento pessoal, atividades essenciais para o futuro, formas de aprendizagem, convivência -, estudantes dos 8º e 9º anos têm uma visão menos positiva sobre a escola do que aqueles de 6º e 7º anos.
O estudo, entre outras questões, alerta para os problemas na relação aluno-professor: apenas 39% dos mais novos e 26% dos mais velhos afirmam respeitar e valorizar os professores.
Comentários