Faleceu neste sábado (08) a grande economista Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos.
Portuguesa de nascimento, se naturalizou brasileira e participou da história desenvolvimentista do País nos anos 50 e 60, tendo trabalhado com Celso Furtado e Darcy Ribeiro; com eles, ajudou a forjar o pensamento acadêmico, em defesa da independência econômica do Brasil e demais países latino americanos. A esta época, sem nunca abdicar da militância política, Conceição Tavares participou dos movimentos sociais e dos trabalhadores, abortados pelo golpe militar de 1964.
Participou profundamente da luta pela volta à democracia, com a anistia aos asilados pela ditadura militar. Nos anos 80, na redemocratização do País, participou da Constituinte e foi referência para a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) e da ascensão de Lula como líder sindicalista e político, tendo sido eleita deputada federal pelo partido nos anos 90.
Professora titular da Universidade de Campinas (Unicamp) e docente emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Conceição Tavares foi uma lutadora da justiça social e por um Brasil mais justo. A Feteerj e os Sindicatos dos Professores se solidarizam com os amigos e familiares dessa grande brasileira, que sempre se postou lado a lado com os trabalhadores.
Seu pensamento teórico e político vai continuar a influenciar as futuras gerações de estudantes e militantes por um mundo melhor.
Maria da Conceição Tavares, presente!
Comentários