Ibope aponta que sindicatos melhoram avaliação enquanto governo Temer lidera repúdio

jul 31, 2017

 

DO SITE DA AGÊNCIA SINDICAL: 

O povo brasileiro tem baixíssima confiança no presidente da República, partidos, Congresso Nacional e no governo federal. É o que revela o Índice de Confiança Social (ICS), medido pelo Ibope Inteligência a partir da opinião declarada pela população. A avaliação cobre 20 instituições e quatro grupos sociais.

A confiança na instituição Presidente (leia-se Temer) caiu de 30 pontos em 2016 para 14 neste ano. A segunda queda mais acentuada foi com o governo federal, de 36 para 26. A confiança nas duas instituições fica ainda mais distante dos maiores patamares alcançados, 69 e 59, no ano de 2010.

Sindicatos – Já a avaliação dos Sindicatos melhorou e subiu quatro pontos frente ao ano passado – de 40 para 44 pontos. A menor aprovação foi constatada em 2013, ano das famosas “jornadas de junho”, que alguns chamam de jornadas da CIA e da NSA.

O Índice de Confiança Social em 2017 fica em 52 pontos, próximo ao patamar do ano passado (51). A queda das instituições políticas foi compensada pelo crescimento na confiança das igrejas, polícia, meios de comunicação e escolas públicas.

Lideram – Corpo de bombeiros ocupa a primeira posição desde 2009. Confiança passou de 83 para 86 pontos neste ano. Igrejas estão na segunda colocação e sobem de 67 para 72 pontos. Em terceiro vem Polícia Federal. Subiu de 67 para 72. Outras: Forças Armadas têm 68 pontos; escolas públicas, 63; meios de comunicação, 61. Partidos 17 pontos e Congresso Nacional, 18.

Contradição – João Franzin, coordenador da Agência Sindical, ironiza: “Um presidente que cai de podre, partidos repudiados e Congresso desmoralizado ousam fazer reformas que lesam a Nação. A trabalhista, por exemplo, fere o sindicalismo, que, apesar da campanha contra, subiu quatro casas e está com 44 pontos. Diria um velho udenista que é uma completa inversão de valores”.

Leia a completa aqui matéria