7º Consind aprovou moção de apoio a Rafael Braga

jul 26, 2017

MOÇÃO DE APOIO A RAFAEL BRAGA

                                          

Nós, professores e professoras da rede particular de ensino no estado do Rio de Janeiro, presentes ao VII Congresso da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino no Estado do Rio de janeiro – FETEERJ  – realizado no Rio de Janeiro, nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2017 – vimos através desta moção manifestar nossa solidariedade combativa a Rafael Braga Vieira, única pessoa que segue presa após os protestos que tomaram as ruas do Brasil, em junho de 2013 . Reafirmamos: PROTESTAR NÃO É CRIME!

 

Rafael Braga representa uma realidade presente em todos os países da América Latina, com a criminalização e o encarceramento da juventude pobre e negra. Lembramos que a sua prisão se deu no dia 20 de junho de 2013, no contexto de um dos maiores protestos realizados no Rio de Janeiro naquele ano e no âmbito das “jornadas de junho”, em todo o país.

 

Rafael foi detido por policiais sob a acusação de portar produtos de limpeza que, segundo a linguagem criminalizatória da polícia, seria utilizado para preparar coquetéis molotov, numa clara manipulação! Mesmo com diversos laudos que comprovam que tais materiais apreendidos não representavam nenhum risco, o Estado justifica a sua prisão com a acusação de que tais materiais seriam utilizados para produção de explosivos.

 

Nós, presentes ao VII CONSIND DA FETEERJ, saudamos e nos somamos à Campanha Internacional que exige a imediata liberdade para Rafael Braga!

Ainda denunciando a criminalização dos movimentos sociais e daqueles e daquelas que lutam, nos colocamos solidários, e manifestamos nosso apoio irrestrito. Frente a esse quadro de perseguição, relacionamos a prisão de Rafael Braga, um símbolo do encarceramento da juventude pobre e negra, à criminalização da luta social.

 

Reafirmamos o nosso compromisso com a exigência da imediata libertação de Rafael Braga e, ao mesmo tempo, expressamos total solidariedade com todas (os) criminalizadas(os)  por lutarem!

 

PROTESTAR NÃO É CRIME!

LIBERDADE PARA RAFAEL BRAGA, JÁ!

 

Rio de Janeiro, 23 de julho de 2017 –  VII CONSIND  FETEERJ