Na próxima semana, de 28 a 30 de novembro, será realizado na sede do Sinttel-Telecomunicações o 3º FLIV – RIO, Festival do Livro, que visa atrair a sociedade para o debate democrático sobre a conjuntura e a construção de um mundo melhor – não por coincidência, o tema do evento é “superar a ignorância e o ódio”.
Organizado pelo Sinttel, com apoio do SindPD e do Sindicato dos Jornalistas, a sede do sindicato terá o lançamento de livros de mais de 40 editoras, com até 30% de desconto. A novidade deste ano será um espaço exclusivo para os autógrafos, carinhosamente batizado de “Abrace seu/sua Autor(a)”.
A Feteerj apoia o festival.
Outra inovação, será um concurso literário para estudantes do ensino médio, com premiação em dinheiro.
Entre os escritores que participarão estão o ex-presidente do PT, José Genoíno; Luís Nassif, jornalista e editor do site GGN; Luiz Eduardo Soares, antropólogo, cientista político e professor da UFRJ; Jefferson Rodrigues, professor de Direito Sindical e Procurador do Trabalho; e o professor Mateus Mendes, que irá lançar dia 28 de novembro, às 18h, o livro: “É Ideologia, Estúpido” e “Guerra Híbrida é Neogolpismo: Geopolítica e Luta de Classes no Brasil (2013-2018)”. Ele também vai participar de um debate com José Genuíno sobre “Desafio e Dilemas da Esquerda Brasileira na Conjuntura atual”.
No dia 29, às 12h, será realizado um debate sobre o livro “Cachorros: A História do Maior Espião dos Serviços Secretos Militares e a Repressão aos Comunistas até a Nova República”; obra do jornalista Marcelo Godoy, que retrata a trajetória do agente Vinícius, codinome de Severino Deodoro de Mello, um militante histórico do Partido Comunista Brasileiro (PCB) que foi cooptado pela inteligência militar.
Uma atividade de destaque será a roda de conversa: “A importância da escrita da mulher para a Literatura”, dia 29, às 14h, que contará com cinco escritoras brasileiras, cada uma representando uma trajetória e transitando por gêneros literários distintos: romance, poema, infanto-juvenil e contos.
O evento também terá espaço reservado para poesia e arte: o grupo “Militantes em Cena”, que usa o palco para defender a democracia, vai apresentar a peça “A cadela do fascismo está sempre no Cio”, obra inspirada em textos que falam sobre o fascismo, com referências de Bertolt Brecht e Spinoza.
O Festival ainda terá teatro, espaços gastronômicos e debates abertos ao público.
O evento vai ocorrer na sede do Sinttel-Rio, na Rua Morais e Silva, 94 (Maracanã).
Clique aqui para acessar o site do Sinttel-Rio.
O QUE É O FLIV-RIO
O FLIV-RIO foi pensado para ser um espaço de lançamento e divulgação dos mais variados temas, com foco principal para títulos que abordam a temática progressista, a chamada literatura de resistência, em defesa da democracia.
É inspirado em outras iniciativas do gênero como o Salão do Livro Político de São Paulo, que teve, em 2022, a sétima edição. A intenção é transformar o FLIV-RIO em um encontro de reflexão sobre a conjuntura atual do país, promovendo o contato de leitores com autores que vêm pesquisando e disponibilizando conteúdos relacionados às questões de urgência, diante do panorama político e social em que vivemos.
Comentários