Nesse sábado, dia 12 de março, a direção colegiada da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (Feteerj), reunida de modo on-line, aprovou a proposta de tese guia que será debatida no 13º Congresso da entidade, a ser realizado no próximo sábado, dia 19, na sede do Sinpro-Rio. O Congresso também irá eleger a nova direção da Federação para a gestão de 2022 a 2026.
A tese guia pode ser lida acessando aqui.
A Feteerj congrega os Sindicatos de Professores(as) (Sinpro) que atuam nos estabelecimentos privados de ensino do estado do Rio.
A tese guia vai nortear a estratégia da Federação ao longo dos próximos quatro anos de mandato da nova diretoria. Juntamente com a tese guia, serão discutidas propostas de modificações no estatuto.
Até o momento, espera-se a participação de cerca de 90 pessoas, entre delegados e observadores.
O Congresso será realizado de modo presencial na sede do Sinpro-Rio, Centro do município do Rio de Janeiro.
O Congresso terá uma pauta importante para a categoria: o posicionamento em relação às eleições gerais de outubro – no texto guia, esse momento é colocado da seguinte forma:
“As eleições deste ano podem ser consideradas as mais importantes de nossa história, desde, pelo menos, a primeira eleição para presidente, em 1989, após décadas de ditadura. Podem representar tempos de ruptura com a triste onda de extrema direita que varreu o processo eleitoral de 2018 no Brasil, acompanhando o que veio a ser disseminado em boa parte do mundo, na época”.
Com isso, nosso encontro congressual também visa preparar os Sindicatos Filiados a reagirem a essa situação – segue a pauta:
8h30: Café da manhã;
9h: Solenidade de Abertura e palestra do deputado estadual, professor Waldeck Carneiro;
10h: Aprovação do Regimento;
10h30: Prestação de Contas da Gestão 2018/2022;
11h às 12h: Discussão da Tese Guia e Reforma Estatutária;
13h: Almoço;
14h: Plenária Final: bandeiras de lutas;
15h: Eleição e Posse da nova Diretoria;
16h: Encerramento.
Comentários