A nova diretoria da Feteerj realizou nesse sábado, dia 02/04, sua primeira reunião ordinária, de forma on-line (fotos dos participantes nesta matéria). Com uma presença bastante representativa dos Sindicatos dos Professores (Sinpros) filiados à Feteerj, a reunião discutiu pontos importantes para os professores e professoras das instituições privadas de ensino:
Em primeiro, lugar, foi discutida e aprovada uma campanha unificada dos para a renovação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), junto aos sindicatos patronais – Sinepes, Sistema S e SEMERJ (ensino superior) -, tendo como base a manutenção dos direitos sociais e a recuperação das perdas inflacionárias do período. Será criada uma comissão específica de negociação da Federação com os respectivos sindicatos patronais.
Em seguida, houve a discussão sobre os encaminhamentos a respeito da ação da Feteerj e Sinpros contra o Senai, em que pedimos a regularização do cargo de professor(a) naquela instituição; ação já vitoriosa em 2ª instância no Tribunal Regional do Trabalho RJ (TRT). No caso, a Feteerj aguarda o posicionamento do Tribunal sobre um embargo feito pelo Senai.
A reunião aprovou que Guilhermina Rocha e Marina Espirito Santos serão as representantes da Feteerj no Fórum Estadual de Educação RJ (FEERJ).
Nos assuntos gerais, o Sinpro Petrópolis informou ter fechado o acordo coletivo com a Universidade Severino Sombra, com 10,4% de reajuste.
A diretoria aprovou a participação nos atos “Fora Bolsonaro” dia 9 de abril, com destaque para o ato central no município do Rio.
Comentários