FETEERJ repudia violência da PM contra estudantes e reforça o apoio à greve nas escolas estaduais

maio 27, 2016

Federação não aceita a violência da PM contra trabalhadores, estudantes e movimento social

A diretoria colegiada da FETEERJ, reunida no dia 20 de maio, decidiu por fazer uma declaração de repúdio à forma como o governador em exercício, Francisco Dornelles, vem tratando as ocupações das escolas feitas por estudantes em apoio à greve dos profissionais do estado, iniciada dia 02/03.

Na nota, a Federação repudia a ação violenta da PM, principalmente no episódio que culminou com a retirada dos estudantes da sede da Secretaria de Educação, no dia 22 de maio, e reforça o apoio à greve da categoria.

Leia a íntegra da nota (também disponível no Facebook da Federação):

FETEERJ REPUDIA VIOLÊNCIA DA PM CONTRA ESTUDANTES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO RIO:

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (FETEERJ) repudia a truculência que o governo do estado do Rio vem utilizando contra os estudantes da rede estadual de educação, que ocupam dezenas de escolas, em apoio à greve dos profissionais, iniciada em 2 de março.

Inclusive, na madrugada desse sábado (21), alunos que ocupavam a sede da Secretaria de Estado de Educação desde o início da noite de sexta-feira (20) foram retirados por soldados do batalhão de Choque da PM, que usaram força desproporcional contra adolescentes que protestavam contra o ataque à educação pública em nosso estado.

A FETEERJ também vê com extrema preocupação o atual momento político nacional, em que um governo transitório, posto de forma ilegítima no poder, corta Ministérios ligados à área social e cultural e divulga que irá cortar também recursos de pastas essenciais, como a Saúde e a Educação; além de preparar reformas da Previdência e Trabalhista sem a menor discussão com a sociedade – antecipando que vai flexibilizar a legislação trabalhista, privilegiando o negociado ao legislado, na tentativa de enfraquecer ao máximo o movimento sindical.

Assim, quando aqui no Rio, ao invés do diálogo e negociação, o governo utiliza a PM contra adolescentes, repercutindo uma política em nível nacional do governo de Brasília, que já propugna a utilização das forças armadas contra os movimentos sociais, a FETEERJ se solidariza com os estudantes e profissionais das escolas estaduais.

Por fim, a Federação reforça o apoio às reivindicações dos profissionais da educação em greve e se coloca ao lado da categoria, em luta pela defesa do ensino público de qualidade (leia nota de apoio à greve no site da FETEERJ, publicada dia 19/03).

DIREÇÃO COLEGIADA DA FETEERJ