A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, a suspensão por seis meses do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), sob a alegação de quebra de decoro parlamentar.
A FETEERJ e os Sindicatos dos Professores (Sinpros) manifestam solidariedade ao deputado. Na véspera, 09 de dezembro, Glauber já havia sido removido violentamente do plenário pela polícia legislativa, enquanto protestava contra a decisão de levar seu caso a julgamento. A inclusão de seu processo ocorreu junto ao de parlamentares foragidos ou já condenados pelo STF por envolvimento na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro — uma equiparação que consideramos injusta e desproporcional.
Apesar de lamentável, a aprovação da suspensão representa um mal menor, pois o deputado mantém seus direitos políticos e poderá buscar a reeleição em 2026.
A suspensão de Glauber ocorre em um ambiente político marcado por novos ataques às instituições. Entre eles, destaca-se a aprovação, no dia 09, de um projeto que reduz drasticamente as penas de condenados pela tentativa de golpe no 08 de janeiro de 2023. Além disso, na madrugada dessa quinta-feira, a Câmara afrontou o Supremo Tribunal Federal, ao arquivar o processo de cassação da deputada de extrema direita Carla Zambeli, apesar de ordem expressa do STF à Mesa da Câmara para que ela perdesse o mandato por já ter sido condenada. Ela fugiu do país, mas foi presa na Itália, onde aguarda o julgamento de extradição.
Diante disso, conclamamos a sociedade a resistir ao avanço de uma maioria parlamentar que, dia após dia, ataca a democracia brasileira e viola a Constituição.
Convidamos a todos para os atos nacionais contra o projeto que reduz as penas dos golpistas, que serão realizados neste domingo, dia 14 de dezembro.
Comentários