A direção colegiada da Feteerj se reuniu neste sábado, dia 15, de modo on-line, onde discutiu a campanha salarial 2023 dos professores e professoras que trabalham nas instituições privadas de ensino, visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da educação básica com o Sinepe-RJ, sindicato patronal, e as renovações dos acordos coletivos de trabalho (ACT) dos professores do Sesi e da Estácio.
Na reunião, por unanimidade, foi aprovada a proposta do Sesi de reposição de 5,47% (INPC) das perdas dos professores da instituição, no período previsto do ACT.
Quanto à educação básica, a federação deliberou que a negociação com o Sinepe-RJ terá os seguintes eixos principais:
- Recuperação integral das perdas salariais do período;
- Ganho real do salário;
- Manutenção das cláusulas sociais.
Em relação à Estácio, devido à enorme perda inflacionária de 2019 a 2022, não reposta em boa parte pela instituição, a Feteerj e os Sindicatos dos Professores irão se mobilizar para que o ACT cubra essas perdas, que ultrapassam 13%.
Os diretores lembraram que, no período pós pandemia, a recuperação econômica das escolas e universidades é visível e, por isso, os Sindicatos vão lutar pelo ganho real do salário junto ao Sinepe e Estácio. Mesmo porque, na pandemia, a categoria foi bastante sacrificada, em relação aos salários e aumento da carga de trabalho, com as aulas on-line.
Na próxima semana, a Feteerj vai lançar a campanha salarial da educação básica nas redes sociais.
Comentários