15 DE MAIO – GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

maio 15, 2019

Nessa quarta-feira, dia 15 de maio, os trabalhadores da educação em todo o País estão sendo convocados a paralisarem suas atividades por 24 horas e realizarem protestos contra a reforma da previdência, contra os cortes de mais de 40% no orçamento da educação básica e superior pública feitos pelo governo Bolsonaro e em defesa da liberdade de expressão dos docentes em sala de aula – contra o projeto escola sem partido.

A Feteerj, que congrega os Sindicatos de Professores (Sinpros) das instituições privadas de ensino no estado do Rio, convoca sua entidades filiadas a se juntarem ao esforço de derrotar o projeto de reforma da previdência.

O Sindicato dos Professores do município do Rio e Região (Sinpro-Rio) está convocando a categoria a paralisar suas atividades e participar da grande manifestação no Centro da capital na parte da tarde. Na foto a seguir, os atos convocados pela entidade.

 

 

O Sinpro Petrópolis participará, a partir de 15h, da manifestação na Praça Dom Pedro.

A reforma da Previdência, contra a qual a Greve Nacional da Educação que acontece nesta quarta-feira, 15 de maio, foi elaborada pelo grande capital financeiro, com a desculpa de que somente com ela a economia brasileira será destravada. Lembremos que esse foi o mesmo discurso do governo Temer para aprovar a reforma trabalhista; no entanto, o que vemos é que mesmo com a reforma trabalhista o desemprego aumentou, o PIB caiu e o País continua sem crescer.

Os cortes nas instituições de ensino federais, que visam o desmonte da educação pública, gratuita e de qualidade também servem ao grande capital. Mas o corte no orçamento das universidades públicas veio a engrossar a mobilização deste dia 15, com a paralisação, em todo o país, nas escolas públicas e privadas, da educação básica ao ensino superior, de professores, estudantes e técnicos administrativos. O desmonte da universidade pública atende às mesmas forças que querem o desmonte da Previdência pública: banqueiros, grandes empresários, rentistas. Contra elas estaremos nas praças e nas ruas.