Feteerj e Sindicatos Filiados repudiam perseguição pelo MEC à professora Malvina Tuttman

ago 31, 2018

MEC envolveu professora Malvina Tuttman em processo administrativo e mandou instaurar uma nova Comissão de Inquérito depois que a primeira concluiu a inexistência de indícios contra ex-reitora – Feteerj não aceita e repudia ação de Ministério

 

A Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino/RJ e os Sindicatos Filiados, ambos representando os professores que atuam na educação privada, declaram total apoio e solidariedade à professora Malvina Tuttman, ex-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE). A professora está sendo mais uma vítima da perseguição político-ideológica e de caça às bruxas nas universidades públicas brasileiras perpetradas pelo próprio Ministério da Educação.

Em maio de 2017, o MEC instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar supostas irregularidades quanto à execução de um Termo de Cooperação e aditivo celebrado entre a Petrobras e a Unirio e o contrato celebrado entre a Unirio e a Funrio, firmado da gestão da professora Malvina. Concluído o PAD que envolvia alguns servidores, a Comissão decidiu “NÃO INDICIAR a servidora Malvina Tuttman ante a inexistência de indícios do cometimento de ilícito de natureza administrativa”. No entanto, o MEC agora decidiu designar nova Comissão de Inquérito para investigar os fatos já apurados naquele Processo Administrativo Disciplinar, que nada encontrou contra a professora Tuttman.

Esta decisão do MEC causa surpresa e indignação! Além da tentativa de desmoralizar as universidades públicas — que já ocorreu no caso da UFMG e no trágico caso da UFSC, que culminou na morte do reitor Cancellier —, o que está ocorrendo é também um ataque à posição política da professora, uma vez que Malvina se posicionou, no Conselho Nacional de Educação (CNE), contra a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), encaminhada pelo governo Temer. Na ocasião, a professora denunciou fortemente as medidas retrógadas na educação.

Com isso, a Feteerj e os Sindicatos Filiados repudiam a atitude do MEC, bem como todos os tipos de perseguição; também reiteramos nosso mais profundo respeito pela atuação política da professora Malvina Tuttman, bem como por sua trajetória profissional dedicada à defesa da educação pública.

Diretoria colegiada da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino/RJ e Sindicatos Filiados

Leia também: entidades prestam solidariedade a Malvina Tuttman.