Em defesa da Democracia no Colégio Pedro II

out 21, 2016

Leia a nota oficial da Feteerj e Sindicatos Filiados em solidariedade à comunidade escolar do Colágio Pedro II

Se não bastasse o noticiário oriundo do governo golpista que se tornou o poder em nosso país, no qual a Educação e seus profissionais, quase diariamente, se veem acossados, diante de medidas provisórias e PECs que tratam da reforma do ensino ou mesmo do reacionário projeto “Escola sem Partido”, fomos agora surpreendidos com a notícia de que o Ministério Público Federal (MPF) exigiu que a direção do Colégio Pedro II retirasse faixas com os dizeres: “FORA TEMER”. Trata-se de uma faixa do sindicato que representa os profissionais da Educação naquela instituição, o Sindiscope, em legítimo exercício da política e da expressão de opinião.

Além disso, soubemos que não contente em exigir a retirada das faixas, o MPF intimou, os coordenadores gerais daquela entidade para deporem sobre suas atuações no colégio, em uma flagrante tentativa de intimidação ao direito Constitucional de organização dos trabalhadores.

Para além da defesa da liberdade do exercício sindical, que, também se inclui a defesa da democracia, temos que lembrar que o atual reitor da instituição foi eleito por voto direto da comunidade (pais, alunos e professores) e não pode estar submisso a qualquer governo momentâneo.
Com isso, a direção colegiada da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Feteerj) e Sindicatos filiados abaixo assinalados se solidarizam com a Direção e comunidade escolar do Colégio Pedro II e com o Sindscope.

Afinal, os alunos, professores e funcionários têm todo o direito de expressarem suas opiniões políticas e filosóficas dentro do campus daquela instituição federal de ensino, de forma democrática.

O país vive um momento político-econômico extremamente perigoso, em que as nossas instituições democráticas começam a ser testadas diariamente. Na opinião da Feteerj e dos Sindicatos Filiados, essa atitude do MPF contra os sindicalistas e a comunidade escolar do Colégio Pedro II apenas ajuda a fragilizar uma escola pública de massa e de qualidade socialmente referenciada como o Colégio Pedro II.

Feteerj
Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro Rio);
Sindicato dos Professores de Niterói e Região (Sinpro Niterói);
Sindicato dos Professores de Nova Friburgo e Região (Sinpro Nova Friburgo);
Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro Petrópolis);
Sindicato dos Professores da Região dos Lagos (Sinpro Lagos);
Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro Macaé);
Sindicato dos Professores da Costa Verde (Sinpro Costa Verde);
Sindicato dos Professores do Norte Noroeste Fluminense (Sinpro NNF);
Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense (Sinpro Baixada);
Sindicato dos Professores de Campos e S.J. da Barra (Sinpro Campos e São João da Barra).