Reforma de Bolsonaro acaba com a aposentadoria especial do magistério – dia 22 tem protesto nacional

mar 13, 2019

PEC da reforma da Previdência acaba com aposentadoria especial das professoras, prevê idade mínima de 60 anos e tempo de contribuição de 30 anos. Para ter benefício integral, elas terão de contribuir 40 anos (foto: CUT)

 

Se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 006/2019) da reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL) for aprovada pelo Congresso Nacional, as professoras terão de trabalhar pelo menos mais dez anos, contribuir mais cinco anos e ter, no mínimo, 60 anos para ter direito a 80% do benefício previdenciário. Para receber o valor integral, terão de contribuir durante 40 anos – com isso, acaba a aposentadoria especial do magistério.

Todas as Centrais Sindicais (CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, intersindical Luta e Organização, CSP-Conlutas, Intersindical-Central da Classe Trabalhadora, CGTB e NCST) estão convocando para 22 de março o Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Previdência e Contra a reforma de Bolsonaro.

Aqui no estado do Rio de Janeiro, a Feteerj e os sindicatos a ela filiados convocam as professoras e professores das instituições privadas de ensino a participarem da mobilização – contate o sindicato de sua região.

A federação e os Sindicatos de Professores do estado estão em plena campanha salarial 2019 para manter nosso Acordo Coletivo de Trabalho nas escolas e universidades – clique aqui para ler mais sobre a campanha.

 

COMO É HOJE PARA AS PROFESSORAS

O artigo 201 da Constituição Federal estabelece que, como professoras e professores são submetidos a condições penosas e exaustivas de trabalho, as mulheres têm direito de se aposentar com benefício integral aos 50 anos de idade e 25 anos de contribuição e os homens com 55 anos de idade e 30 anos de contribuição.

 

HOJE, SE APOSENTAM COM BENEFÍCIO INTEGRAL

Professoras – 50 anos de idade + 25 de contribuição

Professores – 55 anos de idade + 30 de contribuição

 

O QUE PREVÊ A PEC

A proposta de Bolsonaro aumenta a idade mínima para 60 anos e o tempo de contribuição para 30 anos para professoras e professores da rede pública e privada terem direito à aposentadoria.

E mesmo trabalhando durante 30 anos, os professores e professoras receberiam apenas 80% do salário-benefício. Para receber o valor integral (100%), eles teriam de contribuir por 40 anos.

 

PROPOSTA DE BOLSONARO

Professoras e professores – 60 anos + 30 anos de contribuição no mínimo (rede pública e privada)

Salário-benefício (média calculada sobre todas as contribuições)

80% = 30 anos de contribuição

82% = 31 anos de contribuição

84% = 32 anos de contribuição

86% = 33 anos de contribuição

88% = 34 anos de contribuição

90% = 35 anos de contribuição

92% = 36 anos de contribuição

94% = 37 anos de contribuição

96% = 38 anos de contribuição

98% = 39 anos de contribuição

100% = 40 anos de contribuição

A obrigatoriedade de ter 10 anos de serviço público e cinco anos no mesmo cargo é uma exigência atual que foi mantida na proposta do governo.