ENQUETE NO CONGRESSO MOSTRA QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NÃO ESTÁ FÁCIL PARA TEMER

mar 20, 2017

DO BLOG TIJOLAÇO (19/03): Mesmo invertendo a notícia do título – o que seria “Governo ainda não tem votos para aprovar nenhuma proposta na Previdência” virou “Idade mínima tem maior apoio” – o levantamento feito pelo jornal O Globo com líderes dos 15 maiores partidos da Câmara mostra que Michel Temer não tem garantidos – nem sequer pelos líderes partidários, sem contar as defecções – os 308 votos para aprovar os pontos mais duros de suas propostas de reforma previdenciária (gráfico acima).

Se somados os votos “não” e os que querem mudanças, nenhum deles alcança os 308 votos requeridos por mudanças na Constituição.

Claro que não se subestima a capacidade governista de levar este parlamento desqualificado a votar os maiores absurdos e que por lá não falta quem minta quando perguntada sua opinião, mas não é cenário de tranquilidade para o Governo.

O primeiro ato de protesto contra a reforma previdenciária (dia 15/03) mostrou que há espaço político para a oposição.

É por isso que há imensa pressa em fazer votar, antes que se crie o fantasma da rejeição em bloco do projeto, única razão de ser da sobrevivência do governo Temer.

A matéria original pode ser lida aqui.

Leia o gráfico abaixo:

 

Gráfico retirado do jornal O Globo de 19/03/2017